• Matéria: História
  • Autor: mariainezsilvaaquino
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais os motivos da Guerra do Peloponeso?​

Respostas

respondido por: pandin04
3

Resposta:

Apesar de formalmente amigáveis durante as Guerras Médicas, as relações entre Atenas e Esparta eram sempre tensas, e deterioraram-se a partir do ano de 450 a.C. Atenas dominava politicamente a Liga de Delos, comandando todo o comércio marítimo desfrutando então de uma situação financeira muito boa.

Entre os principais motivos da guerra, estavam essas tensas relações entre espartanos e atenienses. Havia uma grande pressão por parte de um segmento da parte espartana – a cidade de Corinto – para atacar Atenas e iniciar uma guerra. Atenas enfrentava problemas comerciais com Corinto, e os espartanos viam sempre com muita desconfiança e também como uma ameaça o grande desenvolvimento econômico e o aumento da influência política que Atenas conquistava na região da Península do Peloponeso. As duas cidades-estado passaram a disputar a hegemonia política e econômica na região, deixando o relacionamento entre elas ainda mais tenso.

respondido por: pliciakatiana
1

Resposta:

Entre os principais motivos da guerra, estavam essas tensas relações entre espartanos e atenienses. Havia uma grande pressão por parte de um segmento da  parte espartana – a cidade de Corinto – para atacar Atenas e iniciar uma guerra. Atenas enfrentava problemas comerciais com Corinto, e os espartanos viam sempre com muita desconfiança e também como uma ameaça o grande desenvolvimento econômico e o aumento da influência política que Atenas conquistava na região da Península do Peloponeso. As duas cidades-estado passaram a disputar a hegemonia política e econômica na região, deixando o relacionamento entre elas ainda mais tenso.

Explicação:

Perguntas similares