• Matéria: Pedagogia
  • Autor: katarinaroseno
  • Perguntado 6 anos atrás

escrever um relato analítico de dois planejamentos de aulas de Português no tocante as concepções de língua/linguagem e leitura, estabelecendo relação com os conteúdos das concepções de linguagem.

Respostas

respondido por: paulaodejesus
2

Três concepções de linguagem: (1) linguagem como expressão do pensamento, (2) linguagem como instrumento de comunicação e (3) linguagem como forma de interação.

Ligada aos estudos tradicionais, a primeira concepção apregoa a ideia de que as pessoas que não conseguem se expressar não pensam, sob a perspectiva de que a língua é um sistema individual, que traduz o pensamento do falante. Nesse vier, na escola, o domínio das linguagens (oral e escrita) é determinado pelo domínio da teoria gramatical. Como resultado, o ensino fica pautado na transmissão do conhecimento, um processo mecânico, que acaba atribuindo ao aluno um papel passivo na aprendizagem.

A segunda concepção, linguagem como instrumento de comunicação, tem suas bases consolidadas no estruturalismo, entendendo a língua como um código (conjunto de signos que se combinam por meio de regras) que transmite do emissor para o receptor uma determinada mensagem. Pautada nessa ideia, essa concepção compreende a língua fora de seu contexto de uso e, ainda, sinaliza que, para se comunicar, o falante precisa apenas aprender o sistema de códigos de sua língua. Em termos educacionais, entender linguagem como instrumento de comunicação impacta no trabalho em sala de aula, pois leva a uma abordagem de ensino que perpetua uma compreensão de língua como sistema linguístico, desvinculado do contexto sociocultural, e, por isso, menos influenciado pelo que é construído pelo sujeito no uso da linguagem.

Perguntas similares