Alguns tipos de pessoas jurídicas possuem maior aderência a atividades que não visam ao lucro. É o caso das associações, fundações, organizações religiosas, e dos partidos políticos.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das Entidades sem fins lucrativos na coluna A com suas respectivas descrições na coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. As associações
1. são regidos por leis específicas, portanto, possuem sua forma de constituição e funcionamento definidos especificamente para tratar de suas peculiaridades. Isso se deve, em grande parte, ao aspecto da representatividade e garantia da manutenção do regime democrático que rege nosso país.
II. Fundações
2. Elas representam uma pluralidade de pessoas para a prática do culto e da fé. Envolvem um carisma eclesial e vivencial.
III. Organizações Religiosas
3. configura a reunião de pessoas e de patrimônios em prol de um objetivo comum, desde que, nesse caso, seu objetivo não seja o de obtenção de lucro.
IV. Partidos Políticos
4. pode ser constituída por escritura pública ou testamento que representem a vontade do instituidor em efetuar a dotação de parte de seus bens livres para determinado fim, podendo especificar no ato de sua constituição a forma pela qual ele deseja que esses bens sejam administrados.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Alternativas:
a)
I - 4; II - 1; III - 3; IV - 2
b)
I - 3; II - 1; III – 2; IV – 4
c)
I - 4; II - 1; III – 2; IV - 3
d)
I - 3; II - 4; III - 2; IV - 1
e)
I - 4; II - 3; III – 2; IV – 1
2)
O Código Civil (2018) define uma sociedade como sendo o resultado da celebração de um contrato entre pessoas. Por meio desse contrato elas assumem o compromisso recíproco de contribuir com bens e serviços para a sociedade em prol de uma atividade.
Considerando os Tipos de sociedades vigentes, avalie as assertivas a seguir:
I - Sociedade de Responsabilidade Limitada, também conhecida por sua sigla LTDA, existe a limitação da responsabilidade dos sócios em relação às possíveis obrigações geradas por insolvência da pessoa jurídica.
II - Sociedade em Nome Coletivo se caracteriza por envolver dois tipos de sócios. Um grupo é o responsável pelas obrigações fiscais e financeiras.
III - Sociedade Anônima se caracteriza pela divisão de seu capital em ações e os portadores dessas ações são denominados de acionistas.
IV - Sociedade em Comandita por Simples é similar à sociedade anônima em termos de estrutura de capital, pois também envolve a divisão em ações.
A partir da análise das assertivas, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e)
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
3)
No Brasil a informalidade atinge números exorbitantes e isso se deve, em grande parte, às burocracias e custos para se abrir um negócio por aqui. Com vista na redução da informalidade criou-se a condição para que determinadas atividades, com determinados limites de faturamento e com limites de funcionários pudessem se formalizar sem os custos e obrigações acessórias comuns aos demais tipos de empresas.
Analisando o conceito descrito acima, podemos afirmar que trata-se da(s)...
Alternativas:
a)
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
b)
Sociedade de Responsabilidade Limitada
c)
Microempresa Individual (MEI)
d)
Sociedade simples
e)
Entidades sem fins lucrativos
4)
Dois amigos resolvem constituir uma empresa cujo capital social será no valor de R$ 4.000.000,00. Cada um possuirá 50% das cotas. A intenção deles é integralizar o capital da seguinte forma: 60% em depósito bancário, 30% com 2 imóveis que serão utilizados pela empresa e 10% com veículos para transporte.
Caso os dois amigos façam a integração do Capital Social conforme o planejado, a contabilização deste evento será:
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
D- Banco conta movimento - 2.400.000,00
D- Imóveis - 1.200.000,00
D- Veículos - 400.000,00
C- Capital Social a Integralizar - 4.000.000,00
b)
C- Banco conta movimento - 2.400.000,00
C- Imóveis - 1.200.000,00
C- Veículos - 400.000,00
D- Capital Social a Integralizar - 4.000.000,00
c)
D- Banco conta movimento - 2.400.000,00
C- Imóveis - 1.200.000,00
D- Veículos - 400.000,00
D- Capital Social a Integralizar - 4.000.000,00
d)
D- Banco conta movimento - 2.400.000,00
C- Imóveis - 1.200.000,00
C- Veículos - 400.000,00
C- Capital Social a Integralizar - 4.000.000,00
e)
D- Banco conta movimento - 2.400.000,00
C- Imóveis - 1.200.000,00
C- Veículos - 400.000,00
D- Capital Social a Integralizar - 4.000.000,00
Respostas
Resposta:
1D 2D 3C 4A. Conferido no AVA
1 – Levando em consideração as assertivas e os seus respectivos conceitos temos que a resposta correta é a letra D) I - 3; II - 4; III - 2; IV - 1
As entidades sem fins lucrativos bem como as associações e as fundações são consideradas instituições de natureza jurídica, a qual possui o objetivo de realizar uma mudança social, as quais possuem arrecadações e receitas direcionadas exclusivamente para o patrimônio da própria organização.
No caso citado acima, elas não possuem a finalidade de acumulação de capital. Para ser mais claro, o lucro gerado por estas são revertidos para ela mesma com isso não há a necessidade de pagar tributos ao governo.
2 – O código civil define a sociedade como resultado da celebração de um contrato em duas ou mais pessoas, levando isso em consideração pode-se afirmar que a resposta correta é a letra D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Sociedade empresária pode ser vista como uma junção de esforços de vários agentes, os quais estão interessados nos lucros que a atividade econômica pode proporcionar.
Uma sociedade exige altos investimentos para que possa haver a exploração de todas as atividades do ramo em que a entidade irá atuar. Existem duas espécies de sociedades no direito brasileiro, são elas:
• Sociedade limitada
• Sociedade anônima
3 – O conceito dado pela questão evidencia vasto envolvimento da C) Microempresa Individual (MEI)
O MEI ou Micro Empreendedor Individual é uma forma de tentar fazer com que os irregulares consigam se registrar no banco de dados de trabalhadores do Brasil de forma fácil e sem burocracia, para tanto o governo proporciona vários benefícios para os trabalhadores, tais como:
• Obtenção de CNPJ
• Auxílio doença
• Auxílio maternidade
• Empréstimos com juro baixo
Com isso, temos que o regular possui vários benefícios e que tais benefícios são bem atrativos para quem deseja se formalizar.
4- Caso os dois amigos resolvam realizar a integralização do capital, lançamentos serão realizados da seguinte forma:
A) D- Banco conta movimento - 2.400.000,00
D- Imóveis - 1.200.000,00
D- Veículos - 400.000,00
C- Capital Social a Integralizar - 4.000.000,00
Neste caso nós temos o lançamento realizado pelo livro diário que nada mais é do que uma técnica desenvolvida a alguns milhares de anos por Luca Pacioli e busca evidenciar o equilíbrio entre as contas da entidade trazendo para a mesma facilidade em realizar os levantamentos necessários para a tomada de decisões.
Fique pode dentro do assunto:
As entidades sem fins lucrativos têm uma participação muito importante na sociedade. Contudo, para se caracterizar como uma entidade sem fins lucrativos a empresa precisa:
https://brainly.com.br/tarefa/36021673
Cite e explique as vantagens e desvantagens de ter uma empresa enquadrada como MEI – Micro Empreendedor Individual. Consulte outras fontes de pesquisa e indique as referências utilizadas.
https://brainly.com.br/tarefa/18371048
Cite exemplos de empresas que representam os 8 tipos de sociedade empresarial.
https://brainly.com.br/tarefa/26180647
A contabilidade é uma ciência que gerencia e controla o patrimônio das organizações.
brainly.com.br/tarefa/20388458
Bons estudos!