Elabore um conto no qual o personagem principal precise utilizar pelo menos 3 técnicas de separação de misturas. Mínimo 15 linhas.
Respostas
Introdução:
Vamos elaborar um conto onde o personagem principal precise utilizar três técnicas de separação de misturas.
- O que é um conto?
De modo simples, vamos narrar uma história que contém uma situação problema (conflito) e um final inesperado.
Além disso, o conto carrega uma moral.
Isto é, uma lição que podemos aplicar em nossas vidas.
Resposta:
As irmãs andorinhas
Ti era uma psicóloga que gostava muito de cozinhar, Ana era uma professora que amava Química e Klis era engenheira e adorava café.
Ana, Ti e Klis eram três irmãs andorinhas que viviam no terceiro andar da Torre das Rosas. Apesar do nome, nem tudo eram flores nessa grande edificação que era a lar de muitos pássaros.
O pior era que sofriam com secas periódicas terríveis nas quais a água precisava ser repartida com rigor e cautela. Em outras palavras, cada ave recebia uma quantidade limitada desse líquido.
Ana vivia furiosa porque queria muita água para seus experimentos, mesmo nas épocas de seca. Sempre implicava com o café da Klis e com as receitas mirabolantes de Ti. Para ela, essas atividades eram apenas desperdício de recursos.
Em uma época de escassez, Klis e Ti ficaram tão irritadas que voaram para longe após uma briga na qual foram humilhadas por Ana, deixando a professora sozinha com os afazeres da casa.
Dois dias se passaram. Era o aniversário de Ana. Além de furiosa, agora ela se sentia abandonada pelas irmãs e decidiu se vingar.
Pegou a pouca água guardada na geladeira que era para passarem o mês e todo o sal da casa e misturou tudo na maior panela que tinham. Depois, acrescentou as maçãs que Ti tanto gostava na mistura.
Ela gargalhava sozinha imaginando a cara da Klis tentando fazer café com a água salgada ou com a Ti chorando pelas maçãs terem perdido a aparência bela ou as "propriedades encantadas" que tanto gostava em sua culinária.
No entanto, foi interrompida. Klis e Ti apareceram com um bolo delicioso feito de laranjas que foram encantadas por Ti, alguns reagentes e um livro de Química novinho para presentear a irmã.
Muito envegonhada, Ana não sabia onde esconder o bico e pensava em como fora egoísta.
Ti contou que sumiram por tanto tempo porque foram concluir um acordo com as leoas de uma vizinhança próxima.
As leoas eram vaidosas e adoravam se enfeitar com flores, as quais não cresciam na savana. Além disso, elas eram robustas demais para praticar agricultura; incapazes de manusear ferramentas com a boca ou as patas grandes. Colher flores também era problemático, sempre estragavam elas com as presas.
Nesse trato, trocariam algumas das flores que as aves plantavam no jardim da Torre por água. Elas também enfeitariam as felinas e, dessa forma, ninguém sofreria com a falta de recursos. A psicóloga sorria muito ao contar que agora a Ana teria bastante água, bem como ela e Klis.
A engenheira ficou empolgada e disse que faria um belo café para comemorar e a Ti, que não apreciava esse líquido, estava tão alegre que queria acompanhar, mesmo que fosse bebendo na menor xícara da casa.
Nesse instante, Ana chorou muito e pediu desculpas para as irmãs, que não entenderam nada.
Foi até a cozinha e utilizou as asas para remover cada maçã da água.
Agora que o recurso hídrico não era mais um problema, Ana ferveu a água e esperou que restasse apenas o sal, colocando ele de volta no pote.
Além disso, a amante de Química fez um café gostoso para as três. Como o pó não era solúvel, ela utilizou um coador para separar o pó da água e finalizar a preparação da bebida.
Klis e Ti haviam seguido Ana e, após degustarem alguns pedaços de bolinho com café e com uma conversa repleta de ternura e compreensão, elas perdoaram a professora e, a amizade, antes degastada por conflitos, foi consolidada.
Moral do conto:
- Diferente das maldades de Ana, algumas coisas que fazemos para pessoas queridas quando estamos com raiva são irreversíveis. Seja cuidadoso e respire fundo para manter-se paciente e não acabar ferindo pessoas que, por vezes, só querem seu bem.
- Sempre tenha respeito, porque o que é insignificante para você, pode ser a coisa mais importante do mundo para uma outra pessoa.
Análise:
Entenda quais técnicas Ana empregou para separar a mistura de maçãs, sal e água.
1) Catação:
Recolher as partes sólidas (maçãs) manualmente consiste em uma catação.
2) Destilação simples:
Ana separou a água do sal utilizando o fato de que o sal e a água possuem temperaturas de ebulição diferentes, o que consiste em uma destilação simples.
3) Filtração:
Quando fazemos café (e não é café solúvel), é necessário separar o pó do café da bebida (líquido), geralmente empregando um coador, o qual atua como filtro. Ana também utilizou essa técnica.
Espero ter ajudado. :)
Aprenda mais:
Veja uma pergunta relacionada que pode agregar em seu conhecimento.
- Separação de misturas e o tratamento de água:
https://brainly.com.br/tarefa/25434859