O gráfico anexo representa a intensidade de corrente que percorre o condutor em função do tempo. Sendo a carga elementar e=1,6.10-19 C, determine:
a) a carga elétrica que atravessa a seção transversal do condutor em 6 segundos; b) o número de elétrons que nesse intervalo de tempo atravessou a seção;
c) a intensidade média de corrente entre 0 e 6s.
Respostas
Resposta:
a) A carga elétrica que atravessa a seção transversal no tempo proposto corresponde a área do gráfico. Logo Q = (10⁻3)*(32+64)*6*0.5 = 288mC.
b) |Q| = n*|e| => n = Q/e = 1,8.10^18 elétrons
c) I = Delta Q/Delta t = 288mC/6 = 48mA
Explicação:
A carga elétrica que atravessa a seção transversal em 6 segundos é de 0,288 C, isso equivale a elétrons. A corrente média é de 48 mA.
Qual a carga elétrica que atravessa a seção transversal do condutor?
Como a corrente não é constante no tempo, deve-se fazer uma integral para calcular a quantidade de carga que atravessou a seção transversal.
Como a função de corrente não muda de sinal, a integral pode ser substituída pela área baixo a curva, então, podemos, simplesmente achar a área do trapézio definido pela curva:
Qual é o número de elétrons que atravessaram a seção?
Como cada elétron tem carga igual à carga elementar q, a quantidade de elétrons que essa quantidade de carga representa é:
Qual a intensidade média de corrente?
Neste caso devemos acha a equação temporal da corrente, que, ao representar uma rampa, será uma função linear. Ela é:
A corrente média será a seguinte:
Mais exemplos sobre a corrente elétrica em https://brainly.com.br/tarefa/1392063
#SPJ2