Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado!!!
Explicação:
Aos 14 anos de idade foi o primeiro titular da comenda da Ordem de Cristo, além de ter sido Comendador de Rates e de Arruda. Casou-se com D. Inês Lourenço de Sousa (de Valadares).
Serviu a sua nação (Portugal) por Marrocos e Índia, antes de ir ao Brasil tendo sido nomeado em 7 de Janeiro de 1549 como primeiro governador-geral do Brasil.
Teve ao seu cargo a responsabilidade pelos fundamentos da sociedade brasileira tendo lançado as instituições administrativas e organização do poder público (fazenda, justiça, defesa), promover a cristianização dos indígenas e estimular as atividades agrícolas, comerciais e da pecuária.
Em relação ao desenvolvimento agrícola, cedeu terras para os colonos para serem cultivadas. Os metais preciosos também não escaparam e Tomé de Sousa organizou expedições para encontrá-los e procedeu à prisão de índios para serem vendidos e escravizados.
Resposta:
Tomé de Sousa fundou a cidade de Salvador em 1549, o centro do governo e primeira capital do Brasil. Além disso, Tomé de Sousa proporcionou o grande desenvolvimento da agricultura e pecuária. Pensando nas possibilidades reais de invasões de piratas estrangeiros e na manutenção do domínio português, o governador-geral distribuiu armas e munições aos colonos e construiu várias fortalezas em áreas estratégicas.
No âmbito religioso, o governo de Tomé de Sousa foi muito importante. Com ele vieram os primeiros jesuítas e nesse período foi criado o primeiro bispado do Brasil. Os jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, começaram a evangelização dos índios, criando também o primeiro colégio do Brasil. Além disso, os jesuítas tentavam impor aos portugueses as normas da moral cristã no relacionamento com os indígenas, visto que a escravização dos índios e a exploração sexual das mulheres indígenas era um fato presente na época.