• Matéria: Filosofia
  • Autor: galegocaraubas
  • Perguntado 7 anos atrás

Das alternativas abaixo somente uma NÃO se refere ao filósofo Sócrates. Aponte-a:


(a) Sócrates foi contemporâneo dos sofistas, mas diferia dos sofistas por não se considerar um sábio.


(b) Ele se ocupava das pessoas e de suas vidas, levando-as a refletirem por si mesmas sobre coisas como os costumes, o bem e o mal.


(c) Ele era um racionalista convicto.


(d) Apesar de ser um dos maiores pensadores de Atenas, jamais quis ensinar as pessoas a filosofar. Era um pensador que não intencionava ajudar a juventude em seu processo de busca do conhecimento.​

Respostas

respondido por: joaovitornunesp4d76l
16

Para muitos, Sócrates é o pai da Filosofia, pois ele estava em busca da verdade e em busca de entender o processo de conhecimento.

Vamos analisar as alternativas:

  • a) CORRETA.

Sócrates viveu no mesmo período dos sofistas e não se considerava sábio, uma vez que, para ele, o conhecimento é infinito.

  • b) CORRETA.

Durante muito tempo, Sócrates indagava as pessoas de sua época, a fim de quebrar o conhecimento meramente opinativo, e, através da maiêutica — peça fundamental do método socrático —, guiava as pessoas a refletirem por si mesmas.

  • c) CORRETA.

A maioria dos filósofos do perído Pré-socrático e do Período Socrático eram racionalistas.

  • d) ERRADA.

Sócrates ensinava as pessoas a filosofar, não como os sofistas que não tinham compromisso com a verdade, mas tentou ensiná-las, de modo a buscarem pelo conhecimento verdadeiro e a verdade. Por conseguinte, foi acusado de corromper a juventude e de não crer nos deuses da cidade, sendo condenado à morte.

Nessa lógica, a alternativa que deverá ser assinalada é a letra D.

Continue estudando no Brainly:

https://brainly.com.br/tarefa/25637383

Anexos:
Perguntas similares