Um aspecto que chama a atenção nas praias é a intensidade dos ventos, tanto durante o dia como durante a
noite. As brisas estão relacionadas com um fenômeno atmosférico relativamente fácil de ser percebido nas
praias: a convecção.
A) O que é a convecção?
B) Com base nesse conceito, diferencie a brisa do mar (diurna) da brisa da praia (noturna).
valendo 36 pontos
Respostas
Resposta:
A)
Convecção é um processo de transporte de massa caracterizado pelo movimento de um fluido devido à sua diferença de densidade, especialmente por meio de calor. Outras formas de transmissão de calor são a condução térmica e a irradiação térmica.
B)
Durante o dia, o calor irradiado pelo Sol aumenta a temperatura da areia e da água. Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar. Logo, podemos concluir que a pressão do ar sobre a areia é menor que a pressão do ar sobre a água, o que provoca um deslocamento de ar do mar para a praia.
Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.
Espero ter ajudado!