Leia o texto abaixo, do escritor português José Saramago, e redija um texto (Mínimo de 15 linhas) discutindo como o poder econômico pode impor entraves à democracia e, portanto, à liberdade.
"As grandes organizações financeiras internacionais: os FMis, a Organização
Mundial do Comércio, os Bancos Mundiais, a OCDE, tudo isso, nenhum desses
organismos é democrático. Portanto, como é que podemos continuar a falar de
democracia se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos
democraticamente pelo povo? Quem é que escolhe os representantes dos
países nessas organizações? Os partidos dos povos? Não. Onde está então a
democracia?"
Respostas
O texto do escritor José Saramago, reproduzido nesta questão, traz uma questão batante pertinente, relacionada ao poder exercido, em instituições internacionais, por personagens que chegam ao poder de maneira pouco democrática, na medida em que não recebem votos da população, e, por vezes, não recebem votos nem de representantes da população.
O que o autor procura revelar é que não há influência direta da população e da decisão democrática na formação de órgãos como o FMI ou o Banco Mundial, e isso, de alguma forma, viola certas liberdades humanas, conquistadas com muito esforço, no panorama da construção democrática entre os Estados, na lógica interna.
Assim, podemos pensar que há uma falha na condução destas instituições, e que devemos pedir por ações governamentais, especialmente na esfera federal, que articulem-se com atitudes de outros países, em busca de maior representatividade.