Para a NBR 6118 (2014), sabe-se que os efeitos de 2ª ordem podem ser desprezados sempre que não representarem acréscimo superior a 10 % nas reações e nas solicitações relevantes na estrutura. Este efeito aplica-se justamente às condições e comportamentos não linear dos materiais.
Tomando como referência a NBR 6118, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A análise estrutural com efeitos de 2ª ordem deve assegurar que, para as combinações mais desfavoráveis das ações de cálculo, não ocorra perda de estabilidade nem esgotamento da capacidade resistente de cálculo.
( ) A não linearidade física presente nas estruturas de concreto armado, deve ser obrigatoriamente considerada.
( ) Efeitos de 2ª ordem são aqueles que se somam aos obtidos em uma análise de primeira ordem. Entretanto, em pilares-parede, sejam eles simples ou compostos por outras estruturas, não podem ser aplicados estes efeitos, uma vez que para este tipo de pilar, devem ser aplicados efeitos de 3ª ordem.
( ) Sob a ação das cargas verticais e horizontais, os nós da estrutura deslocam-se horizontalmente. Os esforços de 2ª ordem decorrentes desses deslocamentos são chamados efeitos globais de 2ª ordem.
( ) Em pilares-parede (simples ou compostos) pode-se ter uma região que apresenta não retilineidade maior do que a do eixo do pilar como um todo. Nessas regiões surgem efeitos de 2ª ordem maiores, chamados de efeitos de 2ª ordem localizados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
V – V – F – V – F.
b.
F – V – F – V – F. Incorreto
c.
F – F – F – V – F.
d.
V – V – F – V – V.
e.
V – V – V – V – F.
Respostas
Resposta:
Resposta correta:
v, v, f, v, v
Explicação:
Corrigido pelo AVA
(V ) A análise estrutural com efeitos de 2ª ordem deve assegurar que, para as combinações mais desfavoráveis das ações de cálculo, não ocorra perda de estabilidade nem esgotamento da capacidade resistente de cálculo.
(V) A não linearidade física presente nas estruturas de concreto armado, deve ser obrigatoriamente considerada.
(F) Efeitos de 2ª ordem são aqueles que se somam aos obtidos em uma análise de primeira ordem. Entretanto, em pilares-parede, sejam eles simples ou compostos por outras estruturas, não podem ser aplicados estes efeitos, uma vez que para este tipo de pilar, devem ser aplicados efeitos de 3ª ordem.
(V) Sob a ação das cargas verticais e horizontais, os nós da estrutura deslocam-se horizontalmente. Os esforços de 2ª ordem decorrentes desses deslocamentos são chamados efeitos globais de 2ª ordem.
(V) Em pilares-parede (simples ou compostos) pode-se ter uma região que apresenta não retilineidade maior do que a do eixo do pilar como um todo. Nessas regiões surgem efeitos de 2ª ordem maiores, chamados de efeitos de 2ª ordem localizados.
Resposta: V V F V V
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA