01 – Quem é Lilia Schwarcz? Faça uma pequena biografia sobre a historiadora e cite os mais importantes trabalhos dela.
R:
02 – Você acha que o mundo mudou nestes cem dias? Por que a autora diz que a crise com o Covid 19 marca o fim do século XX? Qual sua opinião?
R:
03 – Lilia Schwarcz afirma que: “estamos refletindo um pouco se essa rotina acelerada é de fato necessária, se todas as viagens de avião são necessárias, se todo mundo precisa sair de casa e voltar no mesmo horário. Se não podemos ser mais flexíveis, menos congestionados, com menos poluição.” O momento que estamos vivendo gera essa reflexão? Você concorda ou discorda? Por que?
R:
04 – As formas que estamos passando por essa crise são variáveis, segundo a autora. Cite um exemplo na entrevista para exemplificar essa afirmação.
R:
05 – A autora afirma: “Como pode falar em ter menos risco no Brasil porque a população é mais jovem, se é muito mais desigual que países europeus que já estão sofrendo? O negacionismo cria o bode expiatório, é recorrente.” O que ela quer dizer com o “negacionismo em relação a doença”? Você concorda com ela? Justifique.
R:
06. “A ciência, que era o bandido, é hoje a grande a utopia.” Por que a entrevistada faz essa afirmação em relação ao Brasil? Qual o papel da ciência nesse momento?
R:
07. Muitos estudiosos afirmam que o mundo não será o mesmo depois dessa crise. Como você espera que o mundo seja depois que tudo isto passar? E o nosso país. Pode ser uma oportunidade para uma mudança social?
R:
08 – Dê o significado das palavras abaixo no contexto da entrevista:
Anomalia:
Distopias:
Draconianas:
Lidas:
09 – Faça uma pequena biografia sobre Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.
R:
Respostas
respondido por:
1
Resposta R :R:1- Lilia Katri Moritz Schwarcz é uma historiadora e antropóloga. É doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e, atualmente, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na mesma universidade. Em 2010, recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Cientifico. Wikipédia
Nascimento: 27 de dezembro de 1957 (idade 62 anos), São Paulo, São Paulo
Nacionalidade: Brasileiroa
Formação: Universidade de São Paulo (1993)
Indicações: Prêmio Jabuti de Humanidades, MAIS
Prêmios: Guggenheim Fellowship for Social Sciences, Latin America & Caribbean,
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás