Respostas
Resposta:
A iniciativa da Nova Rota da Seda dá a impressão de que a China quer criar um sistema próprio, não se importando em participar do já existente. Uma esfera de influência geopolítica na África e na Ásia pode propiciar aos chineses isso.
Explicação:
A Nova Rota da Seda (“One Belt, One Road” em inglês – ou “Yi Dai Yi Lu” do mandarim) apresentada pelo presidente chinês Xi Jinping é um investimento milionário. Desde 2013, falava-se do plano, que hoje toma formas mais concretas. O governo chinês defende que seu objetivo é a prosperidade das regiões envolvidas, e não quer que a China seja vista como conquistadora. Estudiosos afirmam que a China, uma economia fortíssima em ascensão, é um possível rival dos Estados Unidos na hegemonia global. O poder político e econômico chinês não é algo de se ignorar. Entretanto, não é apenas um país que a China enfrenta, mas sim todo o sistema ocidental criado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria.
Resposta:
A origem da Rota da Seda
O nome Rota da Seda carrega todo um simbolismo histórico. Falar sobre ele é relembrar de um momento em que a China era o grande centro da economia da eurasiática (Europa + Ásia), mais de 2000 anos atrás. ... Nessa rede, a seda era o principal produto comercializado, daí o nome “Rota da Seda”
Explicação: