Mar portuguez
(Fernando Pessoa)
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu
1. O poema “Mar portuguez” faz parte de Mensagem, obra que dialoga com Os Lusíadas, de Camões.
a) Em que momento histórico ocorreu a expansão ultramarina portugusa?
b) Por que é considerado período de maior glória da nação? Explique.
c) Pesquise qual o significado de Os Lusíadas para a literatura portuguesa e comente.
2. Em termos formais, o fragmento lido de “Mar portuguez” apresenta predomínio de regularidade ou irregularidade? Compare-o com “Os Lusíadas”, tendo em vista esse aspecto. Lembre-se de que o poema camoniano apresenta versos decassílabos heroicos, com estrofes de oito versos e rimas alternadas.
3. Qual teria sido a intenção do poeta ao optar pela grafia “portuguez”?
4. Identifique a presença de apóstrofe e de apóstrofe e de prosopopéia na primeira estrofe, comentando o efeito de sentido dessas figuras.
5. Releia os dois versos iniciais da primeira estrofe e interprete o pleonasmo e a metáfora hiperbólica neles existentes , tendo em vista o significado de ambos para a compreensão do poema.
6. Outro poema de Mensagem – “O infante” – termina com os seguintes versos: “cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez, /Senhor, falta cumprir-se Portugal!”.
a) Que diferença básica existe entre o poema Mar Portuguez e o fragmento de O infante?
b) O que há em comum entre os fragmentos lidos quanto ao processo de interlocução neles presente?
c) Os interlocutores de ambos os fragmentos contribuem com o tom de solenidade neles predominante. Na sua opinião, que relação há entre esse tom de solenidade e o título “Mar portuguez”?
7. Comente a relação existente entre “Mar portuguez” e o estilo literário de Fernando Pessoa.
Respostas
1. a) A expansão ultramarina portuguesa ocorreu no século XVI, durante o Renascimento.
b) É considerado período de maior glória da nação porque foi quando ocorreu as grandes descobertas, como a nova rota de comércio com o Oriente e o continente americano.
c) O significado de Os Lusíadas para a literatura portuguesa é que é a maior obra épica feita em língua portuguesa. A obra eternizou a maior glória vivida por Portugal, que foi a viagem de Vasco da Gama.
2. O fragmento lido de “Mar portuguez” apresenta predomínio de regularidade.
> Em "Mar portuguez", ocorre alternância de versos de dez e oito sílabas métricas e rimas emparelhadas.
3. A intenção do poeta ao optar pela grafia “portuguez” seria remeter ao português arcaico, que era o modo de escrever durante o século XVI.
4. A apóstrofe ocorre pela invocação do mar ("ó mar salgado").
A prosopopeia ocorre pelo fato de o eu lírico apresentar o mar como seu interlocutor.
> Efeito de sentido: Ênfase na importância do mar e das viagens marítimas na história do país.
5. O pleonasmo está na expressão "mar salgado".
A metáfora hiperbólica ocorre na comparação entre o sal do mar e as lágrimas de Portugal.
> Significado: Ênfase no sofrimento dos portugueses no enfrentamento do mar.
6. a) A diferença básica é que "Mar Portuguez" se refere ao passado heroico de Portugal. Já o fragmento de "O infante" se refere ao futuro do país, no caso, o impasse diante do fim do período colonial.
b) O que há em comum entre os fragmentos lidos quanto ao processo de interlocução é a presença de interlocutores grandiosos, como o mar e o Senhor (Deus).
c) Resposta pessoal.
Sugestão: A relação entre o tom de solenidade e o título “Mar portuguez” ocorre porque o título remete a algo mítico e solene para Portugal. No caso, o sonho de dominação do mar.
7. A relação existente entre “Mar portuguez” e o estilo literário de Fernando Pessoa:
> Uma das características das obras de Pessoa era o nacionalismo, ou seja, a devoção pelo seu país e cultura. Esse nacionalismo está presente em "Mar Portuguez", que exalta os feitos grandiosos de Portugal.
1 - Durante o período de expansão ultramarina encabeçado pela Coroa Portuguesa no século XVI, notamos que o objetivo principal de Cristóvão Colombo era chegar as índias em seu plano de navegação, liderando a frota que conseguiu chegar as linhas Caribas e a parte representada pela América Central, mais precisamente no Golfo do México.
Sobre o Mar e o período contato na obra
A partir dessa rota os navios passaram próximo a América do Sul e seu plano de chegar as Índias também estava ligado a viagem de contorno ao planeta terra, provando assim a esfericidade do planeta indo na contramão das teorias de terra plana.
Mais sobre a fase pré colonial:
https://brainly.com.br/tarefa/13428141
2 - Notamos que o processo de glória que a nação passou, (argumentado na obra) foi justamente quando as grandes descobertas passaram a ser analisadas, como a chegada em novas territórios, e, as informações trazidas por Vasco da Gama.
Sobre o fragmento de "Mar Portuguez"
Observamos que o autor cria uma alternância entre os versos com métricas emparelhadas com o intuito de diversificar a linguagem
textual.
Mais sobre Os Lusíadas:
https://brainly.com.br/tarefa/9598503
3 - A utilização da palavra Portuguez é justamente uma forma do autor rebuscar a língua portuguesa utilizada no século XVI trazendo um tom de proximidade com o passado, agregando valor a construção da obra literária.
Sobre a obra:
A passagem de Vasco da Gama durante as grandes navegações, onde Luís de Camões apresenta uma história baseada nos fatos reais, enquanto Fernando pessoa desenvolve toda uma trama por trás da história real, porém, sendo de grande influência para a literatura como um todo.
Mais sobre a literatura no século XVI:
https://brainly.com.br/tarefa/2887917
4 - O autor utiliza a apóstrofe com a intenção de se referir ao mar, e, a prosopopeia tem como base a apresentação do eu lírico em relação ao mar, trazendo ênfase e importância para as Grandes Navegações que marcaram o período.
Sobre o recurso de linguagem utilizado pelo autor
O autor utiliza a apóstrofe com a intenção de se referir ao mar, e, a prosopopeia tem como base a apresentação do eu lírico em relação ao mar, trazendo ênfase e importância para as Grandes Navegações que marcaram o período.
Sobre o eu lírico:
https://brainly.com.br/tarefa/20322450
5 - O autor evidencia o pleonasmo a partir da palavra Mar Salgado. Aqui, ele utiliza também uma metáfora onde o sal presente no mar representa as lágrimas de Portugal, sendo um recurso interessante, unindo linguagens textuais com um estilo de narrativa dramática.
O uso da metáfora
A metáfora linguística pode ser entendida como uma figura de linguagem que transfere o nome de algo para outro, visando estabelecer comparações lado a lado de elementos semânticos, como uma forma de estabelecer uma expressão
Sobre o estilo textual:
brainly.com.br/tarefa/23251947
6 - O autor cria uma relação entre os navegantes e o Mar Portuguez, como uma forma de construir uma narrativa que flerta com o sobrenatural, já que os velejantes nunca tinham vivido aquela experiência e não sabiam o que os esperava, além de terem um objetivo: a dominação do mar.
O recurso utilizado no texto
A forma como o autor voz que elucida a poesia, e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações, que são elencadas pelo autor justamente com o intuito de despertar sentimentos e sensações.
Mais sobre a literatura do período:
https://brainly.com.br/tarefa/14970164
7 - Ambas as obras dialogam sobre a passagem de Vasco da Gama durante as grandes navegações, onde Luís de Camões apresenta uma história baseada nos fatos reais, enquanto Fernando pessoa desenvolve toda uma trama por trás da história real, porém, sendo de grande influência para a literatura como um todo.
O movimento literário do período
O Classicismo em Portugal surgiu por volta de 1527, a partir das renovações literárias propostas por Francisco de Sá.
Além disso, podemos apresentar autores de grande importância como Luís de Camões, com uma literatura de referência em Os Lusíadas;
- Fernão Mendes Pinto;
- Bernardim Ribeiro, entre outros.
Sobre o Barroco:
https://brainly.com.br/tarefa/8694000