Respostas
Oi, tudo bom?
A teoria platônica teoriza sobre uma divisão de mundos, o mundo sensível e o inteligível (mundo das ideias).
Para Platão o nosso mundo, o ''real'', é imperfeito, dominado pelo senso comum e por opiniões, o que nos leva a um conhecimento falso. O homem platônico, o filósofo, precisa se elevar a esse mundo das ideias para obter o conhecimento, alegoria muito representada no seu ''mito da caverna'', onde o prisioneiro estava preso em uma caverna (mundo sensível/real/falho) e depois de passar por um processo doloroso ele consegue sair da caverna e ver o Sol (mundo das ideias/conhecimento real).
Para Platão existe um mundo, superior ao nosso, que o homem precisa se conectar novamente a esse mundo para obter o conhecimento, a gente já nasce sabendo de tudo, só precisamos retomar essa consciência.
Já Aristóteles, discípulo de Platão, rejeita essa visão dualista de dois mundos, para ele o conhecimento está disponível aqui e agora. Aristóteles desenvolve sua ideia de filosofia como sendo um alto nível de contemplação que o individuo possui sob determinado assunto, quando ele para e reflete sobre as coisas mais complexas daquilo, ele contempla, ele adquire o conhecimento.