(FGV-SP – Adaptada)
E, com efeito, concedemos a Moisés o Livro, e fizemos seguir depois dele, os Mensageiros. E concedemos a Jesus, Filho de Maria, as evidências e amparamo-lo com o Espírito Sagrado. E, será que cada vez que um Mensageiro vos chegava, com aquilo pelo que vossas almas não se apaixonavam, vós vos ensoberbecíeis?
Então, a um grupo desmentíeis, e a um grupo matáveis.
[...]
E, quando lhes chegou um Livro da parte de Allah, confirmando o que estava com eles – e eles, antes buscavam a vitória sobre os que renegavam a Fé – quando, pois, lhes chegou o que já conheciam, renegaram-no. Então, que a maldição de Allah seja sobre os renegados da Fé!
Alcorão, 2:87 e 89. Tradução do sentido do Nobre Alcorão para a língua portuguesa. Tradução de Helmi Nasr. Medina: Complexo de impressão do Rei Fahd, s/d.
a) A península Arábica no século VI caracterizava-se pela dispersão política e religiosa. Como a religião muçulmana favoreceu o processo de constituição de uma unidade político-religiosa na região?
b) Durante o século VII, além da expansão islâmica, surgiu a divisão entre sunitas e xiitas, que se mantém até os dias de hoje. Quais foram os motivos de tal divisão no século VII?
Respostas
Resposta:
a) A religião muçulmana, ao ser adotada pelas diversas tribos árabes da península no século VII, deu a essa população um sentimento de unidade. Ao mesmo tempo, criou condições práticas para o exercício da autoridade centralizada de um único “comandante dos crentes”, facilitando a criação de um único Estado.
b) Após a morte de Maomé disputas sucessórias provocaram a divisão religiosa no mundo muçulmano. Os xiitas preconizavam o caráter sagrado da família de Maomé e defendiam que Ali, primo e genro do profeta, deveria ser o sucessor. Os sunitas consideravam que a liderança poderia ser exercida por qualquer mulçumano virtuoso e afirmavam existir outra fonte de revelação feita por Alá: a Suna.
Explicação:
Resposta:
Plurall
Explicação:
a) A religião muçulmana, ao ser adotada pelas diversas tribos árabes da península no século VII, deu a essa população um sentimento de unidade. Ao mesmo tempo, criou condições práticas para o exercício da autoridade centralizada de um único “comandante dos crentes”, facilitando a criação de um único Estado.
b) Após a morte de Maomé disputas sucessórias provocaram a divisão religiosa no mundo muçulmano. Os xiitas preconizavam o caráter sagrado da família de Maomé e defendiam que Ali, primo e genro do profeta, deveria ser o sucessor. Os sunitas consideravam que a liderança poderia ser exercida por qualquer mulçumano virtuoso e afirmavam existir outra fonte de revelação feita por Alá: a Suna.