1 - Em nosso dia a dia, frequentemente nos deparamos com situações em que temos de fazer escolhas e tomar decisões. muitas vezes elas dependem daquilo que consideramos bom, justo ou correto. toda vez que isso ocorre, estamos diante de uma decisão que envolve um julgamento moral, a partir do qual vamos orientar nossa ação ou a ação de outras pessoas. Como afirmou o filósofo grego Aristóteles: A característica específica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais. Assim, o ser humano age: (MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA)
A - No mundo de acordo com valores, isto é, a partir daquilo que tem maior importância ou é prioridade para ele segundo certos códigos morais
B - Dessa maneira buscamos defender uma intencionalidade com coerência racional sobre um sistema teórico-prático
C - Afastando-se de seus prazeres como os vícios, paixões e riquezas, voltando suas preocupações para o cuidado com a alma e priorizando a sensibilidade
D - Apenas a letra A e a Letra B estão corretas e letra C está incorrenta pois não apresenta de que forma o homem está ligado "aos prazeres da vida"
E - A letra A e C estão corretas pois a letra B não apresenta de que forma o homem apresenta sua intenção com a razão
Respostas
Diante dos dilemas morais: bem e o mal, o justo e o injusto, o ser humano age:
D - Apenas a letra A e a Letra B estão corretas e letra C está incorreta pois não apresenta de que forma o homem está ligado "aos prazeres da vida"
Todos os indivíduos possuem princípios, valores e normas internalizados que regem as suas ações frente a diversas situações. A moral corresponde ao conjunto de atitudes internalizadas que subjaz direcionada o comportamento dos indivíduos.
Valores morais não são constantes para todos os sujeitos e todas as culturas, as normas e valores estão em constante transformação no tempo e no espaço.
Desse modo, aquilo que parece "correto" para uma sociedade, não é da mesma maneira para outra, e assim é com todos os outros conceitos fundamentais na investigação ética: "bom e mau", "bem e mal", "justo e injusto".
A moral é, antes de tudo, uma construção social que orienta a conduta dos indivíduos através de princípios, regras, valores, proibições, permissões. É um conjunto de conteúdos teóricos, que precedem a ação prática.
Bons estudos!