a utilização de recursos tecnológicos nos negócios tem gerado consideráveis impactos na sociedade e levantado uma série de questões éticas relacionadas a crime, privacidade, individualidade, emprego, saúde e condições de trabalho. É importante compreender que a tecnologia da informação (TI) pode tanto ocasionar resultados benéficos quanto causar efeitos prejudiciais sobre as pessoas e a sociedade. O papel dos gestores modernos é justamente o de maximizar os efeitos benéficos da tecnologia para as pessoas e empresas, ao mesmo tempo em que os pontos negativos desta utilização são reduzidos. Analise as afirmações relacionadas com a ética no uso da TI e identifique a CORRETA:
a)
A ética nos negócios foca em como as empresas podem aumentar a sua produtividade, independente das formas de trabalho dos seus funcionários.
b)
A teoria das partes interessadas afirma que as empresas possuem responsabilidades éticas com todos os membros da sociedade, a qual permite que as corporações existam baseadas em um contrato social.
c)
A teoria do contrato social sustenta que os gerentes têm uma responsabilidade ética para administrar a empresa em benefício de todos os seus interessados.
d)
Um comportamento eticamente responsável pode ser observado naquelas empresas que permitem que seus funcionários trabalhem até 10 horas diárias ininterruptas.
e)
Um dos princípios da ética tecnológica é o da proporcionalidade, que indica que o bem realizado pela tecnologia deve exceder o dano ou o risco.
Respostas
Resposta:
e)
Um dos princípios da ética tecnológica é o da proporcionalidade, que indica que o bem realizado pela tecnologia deve exceder o dano ou o risco.
Explicação:
De acordo com este princípio, além desta regulação entre benefícios e danos, é importante que não exista nenhuma alternativa que realize os mesmos benefícios ou comparáveis com menos dano ou risco.
Sobre o tema Ética no uso da Tecnologia da Informação (T.I), a alternativa correta é: E) Um dos princípios da ética tecnológica é o da proporcionalidade, que indica que o bem realizado pela tecnologia deve exceder o dano ou o risco.
Isso significa que o uso dos serviços e aparelhos de Informática não pode causar danos ao ser humano, que é o usuário final no mercado de consumo. Desse modo, as fabricantes de serviços e aparelhos de Informática devem tomar cuidados com a linguagem e instruções relacionadas ao uso dos produtos e serviços.
Nessa dimensão da realidade, a experiência do ser humano com os serviços e aparelhos é balizada no princípio ético conhecido como proporcionalidade. E isso quer dizer que as empresas não podem lançar serviços e produtos de Informática capazes de causar danos à saúde e/ou integridade física do consumidor.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20341704
Dê valor aos esforços dos seus pais. :)