A suspeita de que haveria uma relação causal entre tabagismo e câncer de pulmão foi levantada pela primeira vez a partir de observações clínicas. Para testar essa possível associação, foram conduzidos inúmeros estudos epidemiológicos. Dentre esses, houve o estudo do número de casos de câncer em relação ao número de cigarros consumidos por dia, cujos resultados são mostrados no gráfico a seguir.
Centers for Disease Control and Prevention CDC-EIS
Summer Course – 1992 (adaptado). De acordo com as informações do gráfico,
Respostas
Resposta:
O consumo diário de cigarros e o número de casos de câncer de pulmão são grandezas que estão relacionadas, mas sem proporcionalidade. [Letra E]
Explicação:
No gráfico, observamos que o número do caso de câncer de pulmão é constante até 14 cigarros consumidos.
Portanto, há relação, uma pessoa que utiliza do fumo frequentemente pode ter o tumor. Porém, não é proporcional, pois quando é dada a proporcionalidade, o número de uma grandeza muda em função da outra simultaneamente, ambas crescem ou decrescem dado o mesmo valor.
Acerca da suspeita de que haveria uma relação causal entre tabagismo e câncer de pulmão, pode-se afirmar, com base no gráfico do enunciado, que: o consumo diário de cigarros e o número de casos de câncer de pulmão são grandezas que estão relacionadas, mas sem proporcionalidade.
Analisando-se o gráfico presente na questão original, nota-se uma relação direta entre número de cigarros consumidos e aumento no número de casos de câncer de pulmão.
No entanto, apesar de existir relação causal direta, ela não obedece uma proporcionalidade definida, visto que nem sempre o aumento no número diário de cigarros consumidos resulta e um aumento na quantidade de casos de câncer de pulmão.
Para saber mais acerca de análise e interpretação de gráficos, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/38626528