1. Como sabemos que a Globalização , a internet , os meios de transporte , as diversas formas de comunicações estão todas interligadas?
2. E como podemos relacionar tudo isso com o aumento de casos de pessoas contaminadas com o Coronavirus (SAR-COV-19)ou(COVID-19) no mundo?
Respostas
Resposta:
1)
A integração econômica e cultural entre os países, conhecida como Globalização, só foi possível a partir da criação e popularização de diversas tecnologias que adquiriram um papel fundamental tanto para o desenvolvimento da economia mundial quanto para a sociedade que se tornou cada vez mais dependente da tecnologia. As redes de comunicação nesse mundo globalizado, cada vez mais rápidas e eficientes, permitiram a comunicação e o acesso rápido a qualquer parte do globo de forma instantânea. Contribuindo assim, para:
o desenvolvimento do comércio internacional, visto que a interligação entre as bolsas de valores, dos bancos e das grandes corretoras de diversos países através de uma vasta rede de computadores aumenta a velocidade das transações e possibilita aos investidores movimentar instantaneamente suas aplicações financeiras;
o crescimento de empresas multinacionais, que podem ser controladas de qualquer lugar do mundo;
a circulação de capitais que pode ser realizada de qualquer lugar do mundo, com o uso de computadores e até smartphones;
a circulação de informações, que atualmente acontece instantaneamente;
a comunicação em massa, na qual as pessoas podem se comunicar instantaneamente com qualquer pessoa do mundo;
a transformação da paisagem que vai sendo alterada para incorporar as diversas redes de comunicação por satélite artificial, de cabos de fibra óptica, de antenas para celulares etc.
Porém, apesar de se tornarem cada vez mais necessárias e utilizadas no mundo, tanto nas relações comerciais quanto no cotidiano das pessoas que vivem nesse mundo globalizado, o uso das redes de comunicação não diminuem as diferenças sociais. Isso por que, assim como os efeitos da globalização não atingem a todos da mesma maneira, muitas vezes o uso das novas tecnologias não ocasionam grandes revoluções na realidade socioespacial. E, embora o acesso a essas redes atinja cada vez mais pessoas, a forma com que usam essas tecnologias e as consequências do seu uso muitas vezes não é um fator determinante na modificação de sua condição social.
______________________________________
2)
"O novo coronavírus Sars-Cov-2 parou o Brasil com mais de 1 mil casos confirmados da Covid-19".
Conseguiu entender essa frase? Vamos ajudar você: nesta reportagem, o G1 traduz 16 termos usados durante a atual crise de saúde no mundo.
Coronavírus
2019 n-CoV
Sars-CoV-2
Covid-19
Grupo de risco ou vulnerável
Isolamento
Quarentena
Epidemia
Pandemia
Diagnóstico
Caso suspeito
Caso confirmado
Caso descartado
Paciente assintomático
Teste PCR
Teste rápido
Veja abaixo
1.Coronavírus
Para facilitar, já que os nomes escolhidos pelas autoridades de saúde não são simples, alguns especialistas chamam o novo vírus só pelo “sobrenome”: coronavírus. Esse termo é, na verdade, o nome da família do vírus que se espalha hoje pelo mundo. Também são coronavírus o Sars, que atingiu a China e foi em identificado em 2002, e o Mers, que causou uma epidemia em 2012 no Oriente Médio. A família tem mais integrantes que atingem humanos e outros que circulam só entre animais. É justamente por já existirem outros coronavírus que o causador da atual crise é chamado de "novo coronavírus".
2.2019 n-CoV
No início, quando os casos ainda estavam centralizados na China, o nome provisório escolhido para o vírus era “2019 n-CoV”. O termo não é mais utilizado pelos cientistas.
3.Sars-Cov-2
É o nome oficial do vírus que atinge o mundo em 2020. Foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para facilitar a identificação em estudos científicos e também a divulgação na imprensa, além de evitar confusões com outros vírus da mesma família.
O Sars-Cov-1 (ou apenas Sars) é o nome dado ao “irmão” do Sars-Cov-2, que causou uma epidemia na China em 2002. Em inglês, Sars-Cov-2 significa: "severe acute respiratory syndrome coronavirus 2", em tradução livre: Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2".
4.Covid-19
É o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus, também escolhido pela OMS. Ou seja: quem está com os sintomas principais como tosse, febre, dificuldade para respirar, pode estar com a Covid-19, doença causada pelo Sars-Cov-2. O nome é uma sigla, como mostra o vídeo abaixo:
Doença provocada pelo novo Coronavírus é batizada de COVID-19
5.Grupo de risco ou vulnerável
É o perfil dos pacientes que podem desenvolver o quadro mais grave da doença e, por isso, têm mais chance de morrer devido à infecção. No caso da Covid-19, são os idosos e pessoas com outras doenças associadas, como cardíacos, diabéticos e pessoas com outros problemas respiratórios como a asma e a bronquite. Esses grupos têm prioridade no atendimento e na testagem para o vírus. (Veja quais grupos são mais vulneráveis ao coronavírus