Respostas
Resposta:
Principais causas:
- Nas eleições de 1930, venceu o candidato Júlio Prestes, apoiado pela elite de São Paulo. Com vários indícios de fraude eleitoral, Getúlio Vargas e os políticos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba ficaram muito insatisfeitos.
- Em julho do mesmo ano, o candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, o paraibano João Pessoa, foi assassinado. O fato gerou revolta popular em várias regiões do Brasil. Estes conflitos eram, principalmente, entre partidários da Aliança Liberal e defensores do governo federal.
- A Crise de 1929, também conhecida como “A Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque” espalhou uma forte crise econômica pelos quatro cantos do mundo. Esta crise atingiu fortemente a economia brasileira, gerando desemprego e dificuldades financeiras para o povo brasileiro. Este fato contribuiu para o clima de insatisfação popular com o governo de Washington Luiz.
- O clima de conflitos e forte insatisfação popular em várias regiões do Brasil gerou preocupação em setores militares de alto comando, que enxergavam a possibilidade de uma guerra civil no Brasil.
Principais consequências:
Os efeitos da Revolução demoram a aparecer. A nova Constituição só é aprovada em 1934, depois de forte pressão social. Mas a estrutura do Estado brasileiro modifica-se profundamente depois de 1930, tornando-se mais ajustada às necessidades econômicas e sociais do país. O regime centralizador, por vezes autoritário, da era Vargas estimula a expansão das atividades urbanas e desloca o eixo produtivo da agricultura para a indústria, estabelecendo as bases da moderna economia brasileira.
Espero ter ajudado :)
A revolução de 1930 destituiu o então presidente Júlio Prestes e colocou Getúlio Vargas no poder colocando fim às repúblicas oligárquicas.
A revolução foi articulado com forças políticas e militares dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande Do Sul, que alegava a existência de fraudes eleitorais, por isso Júlio Prestes não poderia assumir o governo.
Causas para a Revolução de 1930:
Havia um descontentamento da elite mineira com o protagonismo que São Paulo quebrou a política do café com leite ao não indicar um candidato à presidência do Estado de Minas Gerais.
Além disso, o modelo não agradava outros estados brasileiros que gostariam de ter uma maior participação política, a fim de participar das decisões econômicas e sociais do país.
A Elite Paulista sofreu com a crise de 1929, que derrubou o preço do café provocando danos à economia dos produtores, o que levou ao desemprego e grandes dificuldades financeiras.
Ademais, ainda existia um forte descontentamento dos oficiais de baixa patente do exército brasileiro que desejavam derrubar a república oligárquica e instituir uma nova forma de governo.
Leia mais sobre a revolução de 1930 em: https://brainly.com.br/tarefa/39209710