• Matéria: Psicologia
  • Autor: tirrite1
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguns pontos são relevantes na confecção do genograma em busca de informações e ampliação da compreensão sobre o sistema do problema: que motivo trouxe o sistema familiar ao atendimento; o contexto mais amplo do problema; a visualização da família nuclear e ampliada e os sistemas sociais mais amplos; a situação familiar atual e a cronologia de fatos históricos familiares; as perguntas mais simples e outras perguntas difíceis que podem gerar angústias; os fatos óbvios e opiniões acerca do funcionamento e das relações para identificar padrões familiares.

COSTA, J. S., CESAR, C. F. TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA. São Paulo: Editora e Distribuidora Educacional, 2018.



De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das informações e cuidados na confecção do genograma do sistema do problema contidos na coluna A e suas definições na coluna B:

COLUNA A

COLUNA B

I. Ampliando o contexto

1. Convidar os membros da família primeiramente a falarem de si, da constituição familiar presente. Na medida que vai localizando um a um, a tendência é que o próprio grupo traga os demais membros, como pais, irmãos, tios e avôs.

Nem sempre a família deseja falar dos demais membros. Há sempre um lado da família que possui mais informações e relatos de convivências. Perguntas de como as pessoas se conheceram, se casaram, onde viveram favorecem os diálogos.

II. Manejo familiar evitando a resistência

2. Não é incomum que temas, relações e eventos sejam incômodos para alguns participantes; aproximar-se deles exige cautela e delicadeza, o convite sobre o que querem conversar permite que objeções possam surgir e gerar uma abertura. Algumas vezes, esta abertura só ocorrerá dali a duas ou três sessões, mas já fica sinalizada como algo a ser conversado.

III. História cultural e étnica

3. Famílias com separações e recasamentos, com novos filhos e agregados, migração de parte da família, constituem situações que podem gerar mais estressores, dado a conjuntura transitória e uma eventual instabilidade de pertencimento. Quanto mais claro o Genograma fica, mais fácil é de identificar o quanto tais eventos colaboram para melhora ou piora do problema.

IV. Perguntas difíceis



4. Uso das perguntas de apresentação de dados pessoais (nome, idade, gênero, ocupação no sistema familiar) e perguntas de entendimento sobre o problema que os trouxe ao atendimento e o seu impacto para cada membro da família. Buscar conhecer quais caminhos já foram percorridos para solução do problema. Inicialmente, procurar compreender a atuação e os efeitos do problema na atualidade familiar.

V. Contextos múltiplos





5. Informações socioculturais e econômicas dizem muito sobre como a família opera e lida com problemas. Conhecer de onde vieram os avós, as mudanças geográficas que ocorreram, permite ampliar as informações sobre as diferenças das famílias de origem e suas formas de superação ao longo da vida.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:

Escolha uma:
a.
I – 3, II - 5, III - 4, IV - 2, V - 1.

b.
I – 1, II - 2, III - 3, IV - 3, V - 5. Incorreto

c.
I – 2, II - 3, III - 1, IV - 4, V - 5.

d.
I – 5, II - 4, III - 3, IV - 2, V - 1.

e.
I – 4, II - 1, III - 5, IV - 2, V - 3.

Respostas

respondido por: gisa2016
49

Resposta:

l 4

ll 1

lll 5

lV 2

V 3

letra e

Explicação: conforme conteúdo didático AVA


tirrite1: correto... valeu
kalelisgasbarro: Correto
respondido por: joanapomarole
18

Resposta:

I – 4, II - 1, III - 5, IV - 2, V - 3.

Explicação:

Perguntas similares