1)Para Boaventura dos Santos, vivemos uma normalidade de exceção resultado do neoliberalismo que faz com que o mundo esteja permanentemente em crise. Nesse sentido quais são as verdadeiras causas da crise que vivenciamos hoje?
2)A pandemia demonstra a fragilidade do humano, por isso, procure responder quais são as atividades atualmente que foram suspensas que você desejaria que não fossem retomadas? Descreva quais as razões pelas quais você considera essas atividades prejudiciais, supérflua, perigosa etc. E, na mesma linha de pensamento, apresente quais outras atividades poderiam ser desenvolvidas ou inventadas a partir dessa nova realidade a qual estamos vivendo?
Respostas
1) Dentre as verdadeiras causas da crise que vivenciamos hoje, pode-se citar:
- distribuição desigual;
- visão em apenas interesses individuais.
Por meio da distribuição desigual de recursos faz-se com que muitos tenham recursos em abundância, enquanto outros nem tenham, o que gera fome, desigualdade e exclusão.
Além disso, pode-se citar o fato de os seres humanos agirem sempre visando o individual, de forma a ignorarem o bem coletivo, o que é evidenciado pela falta de empatia.
2) Dentre as atividades atualmente que foram suspensas que deseja-se que não fossem retomadas, pode-se citar:
- comércio;
- trabalhos informais em ruas.
A ideia é que sejam suspensos temporariamente, visto que nesses pontos tem muita aglomeração de pessoas, o que contribui para contaminação do vírus.
Outras atividades desenvolvidas seria o home office, onde pode-se fazer todas essas tarefas a distância de forma a se reinventar, como pro exemplo a inserção de vendas online e inserção de entrega a domicílio.
Bons estudos!