1. Qual é a importância dos valores para o desenvolvimento humano e intelectual do individuo?
2. Segundo o filósofo Platão os valores são fundamentados em três aspectos identifique-os.
3. Qual é a diferença entre valores e valorizar?
4. Por que vivemos em uma sociedade marcada por uma crise de valores?
5. Como o indivíduo adquire os valores ao nascer?
6. Cite exemplo de alguns valores e enfatiza a importância desses valores para o desenvolvimento humano?
7. Apresente a definição de ética e moral?
8. Qual é a definição de ética de acordo com a etimologia da palavra?
9. Por que toda instituição seguem e se fundamentam em princípios éticos?
10. Se vivemos em meio uma crise de valores estamos passando também por uma crise ética?
Respostas
Valores são princípios que nos permitem guiar o comportamento com base na realização de nós mesmos como pessoas. São crenças fundamentais que nos ajudam a preferir, apreciar e escolher algumas coisas em vez de outras, ou um comportamento em vez de outro. Eles também são uma fonte de satisfação e realização.
Segundo Platão, há algo que é "a verdade sobre como devemos viver", e o intelecto humano sabe disso quando obtém o conhecimento das idéias perfeitas, imutáveis e imateriais. Os valores são fundamentados em três aspectos: ética, política e estética.
Os valores são aprendidos em casa, é através da convivência familiar que valores, normas e atitudes são transmitidos desde tenra idade, desde os primeiros professores, os pais ou outros membros da família que foram responsáveis pela criança, aqueles que moldam o caráter e personalidade com seus comportamentos e atitudes.
Dentre os valores éticos mais relevantes, podemos citar: liberdade, respeito, responsabilidade, integridade, lealdade, honestidade, justiça, humildade, entre outros.
A moral é um conjunto de valores e normas sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido dentro de uma sociedade; enquanto que a ética é definida como a ciência estuda e determina cómo deven atuar e se comportar os seres humanos.
Toda instituição seguem e se fundamentam em princípios éticos porque é através deles que se agrante o correto comportamento das pessoas baseadas em valores e normas prestabelecidas.
Certamente se vivemos em meio uma crise de valores estamos passando também por uma crise ética, pois a moral e a ética dependem uma da outra, sendo que se uma pessoa no se comporta de acordo com os bons valores e normas, não terá ética.