• Matéria: Pedagogia
  • Autor: tksamericanpedrinn
  • Perguntado 7 anos atrás

Responda a atividade com o seu texto.

Leia o texto a seguir:

Era uma vez uma menininha que não tinha nem mãe, nem pai, nem avô, nem avó. Ela era sozinha no mundo. E como era ainda muito pequena, um rico mercador a levou para sua casa, dizendo que iria cuidar dela.

Ele lhe dava um pouco de comida, e a deixava dormir na palha do estábulo. Mas, para isso ela tinha que lavar a louça e o chão, cozinhar, lavar a roupa, cuidar das crianças e do rebanho. O mercador era avarento e mau. Sua mulher, mais ainda.

Num dia de inverno, a mulher do mercador mandou a menina buscar água. [...] a garota tinha de ir até o lago, a boa distância. [...] Fazia muito frio, um frio de rachar. [...] Depois, pegou o caminho de volta, levando o balde cheio. Mas, justamente quando ia chegando bem perto da casa do mercador, escorregou e derramou toda a água.

A menininha começou a chorar. Já não tinha forças para voltar ao lago; sem água ela não se atrevia a aparecer na casa do mercador. Sentou-se então na soleira, muito triste, olhando o pôr-do-sol.

_Oh, claro sol! Tu olhas a minha infelicidade, e não vens em meu socorro. Leva-me contigo para o céu!

Mas o sol se escondeu atrás de uma montanha bem alta, e de repente, já era noite. Logo a lua de prata veio se balançar no céu.

_ Oh, clara lua! Tu também não virás em meu socorro? Leva-me embora daqui, onde está escuro e frio, onde há um mercador mau, e sua mulher pior ainda!

A lua ouviu-a e desceu à terra. Era um belo moço vestido de prata. Mas imediatamente atrás dele vinha também o sol: parecia um belo moço todo vestido de ouro. Esse jovem recém-chegado disse ao moço-lua:

– Por que desceste à terra, se tens de brilhar a esta hora?

– Vim buscar esta menina, que não tem nenhuma alegria na terra. Vou levá-la para o céu, disse a lua.

– Não. Sou eu que vou levar a menina, disse o sol. Foi a mim que ela chamou primeiro. Mas o moço-lua fez um sinal negativo:

– Sim meu irmão, foi a ti que ela chamou primeiro. Mas não vieste. Só desceste depois que ela chamou a mim. Vieste tarde demais. Eu, sim, cheguei em tempo. E é por isso que quem vai levar a menina sou eu. Tendo dito isso, pegou a menina nos braços e a levou embora para o céu.

Retirado do livro “Contos da Sibéria” da coleção LENDAS E CONTOS da Ed. Paulus de 1994.

Instruções:

Reconte a história alternando o narrador para a 1° pessoa (narrador personagem), como se fosse a menina a contar a história da perspectiva de uma criança vivenciando todas essas cenas. Mantenha os fatos principais. Pode encurtar ou aumentar as cenas que preferir. Tirar ou manter as falas.
Título obrigatório (não pode copiar o do texto acima)
Mín.: 20 linhas
Máx.: 30 linhas

Respostas

respondido por: petitajd
2

Resposta:  

vc vai ter que refazer a historia como se a personagem fosse o narrador (quem conta a historia ) ou seja como se a menina contase a sua propia historia

exemplo:

eu sou uma  menina que nao tinha mae ,nem pai ...

Perguntas similares