“O termo corporação não foi utilizado na Idade Média. Em seu lugar empregavaM-se guildas. Apesar das controvérsias sobre a origem das associações profissionais da Idade Média, os historiadores tendem a considerá-las genuínas criações dos homens medievais. ” (Luiz Koshiba)
As corporações de ofício:
A) eram cartéis que tinham por objetivo a eliminação da concorrência no interior da cidade e a manutenção do monopólio de uma minoria de mestres no mercado urbano.
B) tinham por finalidade promover o livre comércio de mercadorias e a abolição de privilégios econômicos dos membros do alto clero.
C) eram associações secretas que visavam ao aprimoramento das técnicas de construção de catedrais e pretendiam solapar o poder dos senhores feudais.
D) eram núcleos constituídos por aldeões que reivindicavam o abrandamento das severas obrigações feudais a que estavam submetidos os servos.
E) serviam de ponto de apoio para os artesões, favorecendo a troca de experiências, e lutavam contra as condições de insalubridade do trabalho nas oficinas medievais.
Justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Durante a Idade Média, a partir do século XII, os artífices de diversas atividades começaram a se reunir em organizações que tratavam do conhecimento de determinadas atividades.
As Corporações de Ofício eram ambientes de aprendizado do ofício e de estabelecimento de uma hierarquia do trabalho. A própria organização interna das Corporações de Ofício era baseada em uma rígida hierarquia, composta por Mestres, Oficiais e Aprendizes.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás