Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os gregos puseram a serviço do seu problema último – da origem e essência das coisas – as observações empíricas que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem como no modo de submeter ao pensamento teórico e causal o reino dos mitos, fundado na observação das realidades aparentes do mundo sensível: os mitos sobre o nascimento do mundo.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 197.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, assinale a alternativa correta.
a)
Em que pese ser considerada como criação dos gregos, a filosofia se origina no Oriente sob o influxo da religião e apenas posteriormente chega à Grécia.
b)
A filosofia sinaliza uma ruptura radical em relação aos mitos, representando uma nova forma de pensamento plenamente racional desde as suas origens.
c)
Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual.
d)
Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.
e)
O mito já era filosofia, uma vez que buscava respostas para problemas que até hoje são objeto da pesquisa filosófica.
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Resposta: Letra C
C) Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual.
Explicação:
A passagem da estruturação mítica de pensamento para a explicação racional de vida ocorreu de forma gradual. Iniciando-se ainda na antiguidade com Platão e Aristóteles, continuando com a negação dos mitos gregos e romanos durante a idade média. E por fim, na modernidade com o pensamento racionalista e empirista permitindo o surgimento do método científico
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