Respostas
Resposta:
Explicação:
A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia eólica (vento), a energia hidráulica (da água) e dos músculos dos animais domesticados.
A energia térmica e luminosa liberada pelo fogo foi a primeira a ser controlada pelos ancestrais do homem, 500 mil anos; a madeira era o principal combustível utilizado na época.
As carroças movidas por animais surgem em 3.500 a.C. na Suméria, na mesma época em que são inventados no Egito os botes com velas. A roda d'água surge em 3000 a.C, na Babilônia.
A China adota o carvão como fonte de energia por volta de 1.000 a.C. À medida que o carvão da superfície escasseava, ele começou a ser escavado, mas não conseguiu substituir a madeira.
Era moderna
Em 1640, o petróleo extraído de um poço em Módena, na Itália, começa a ser utilizado na iluminação de rua. O uso do petróleo se estende como combustível se estende para Romênia, em 1650.
Em 1764, James Watt aperfeiçoa a máquina a vapor, ela passa a ser usada em locomotivas em 1804, motivando a criação das estradas de ferro, e em navios em 1807.
A primeira usina de energia elétrica surgiu em Londres, em janeiro de 1881, e a segunda em Nova York, em setembro do mesmo ano. Forneciam energia para iluminação e usavam a corrente contínua.
Em 1901, Pierre Curie descobriu que cada grama de rádio liberava 140 calorias por hora. A descoberta indicou a existência da energia radioativa, que mais tarde seria chamada de energia atômica.