VALENDO 10 PTS URGENTEE Algm me ajudaa pf
Considere o texto:
Falta de esperança
Jonas Salk, criador da primeira vacina contra a pólio, dizia que “a esperança está nos sonhos, na imaginação e na coragem daqueles que ousam transformar os sonhos em realidade”.
A esperança é uma fonte poderosa de energia, mesmo que não se possa quantificá-la ou medi-la. Se você começa o dia esperançoso, realiza suas tarefas, avança em seus objetivos e torna seu sonho mais possível de alcançar. Já quando está desanimado, sente-se nervoso e vazio. A esperança inspira, encoraja e dá força.
A respeito da colocação dos pronomes oblíquos átonos, assinale a alternativa correta.
A) No trecho “que não se possa quantificá-la”, se está em próclise porque esta é a posição mais comum do pronome oblíquo átono no português brasileiro.
B)No trecho “que não se possa quantificá-la”, a ênclise da variante -la justifica-se porque o verbo principal está no gerúndio.
C)No trecho “sente-se nervoso”, o se está em ênclise porque, na variedade culta, esta é a colocação habitual em início de oração.
D)No trecho “que não se possa quantificá-la”, se está em ênclise devido ao infinitivo do verbo principal, antecedido do auxiliar poder.
E)No trecho “sente-se nervoso”, se está em ênclise porque se trata de pronome oblíquo átono de 3a pessoa do singular.
Respostas
A alternativa correta é a letra C: No trecho “sente-se nervoso”, o se está em ênclise porque, na variedade culta, esta é a colocação habitual em início de oração.
A colocação pronominal ênclise ocorre quando o pronome é colocado depois do verbo. De acordo com a regra da Língua Portuguesa o correto é usar ênclise no início de oração.
Portanto toda vez que iniciar uma oração o correto é colocar "Precisa-se" e não "Se precisa".
A colocação pronominal envolve a colocação dos pronomes átonos em uma oração conforme a posição do verbo.
Lembrando que os pronomes átonos são:
1ª pessoa singular: Eu- me
2ª pessoa do singular: Tu- te
3ª pessoa do singular: Ele/Ela- o, a, se, lhe
1ª pessoa do plural: Nós- nos
2ª pessoa do plural: Vós- vos
3ª pessoa do plural: Eles/Elas- os, as, se, lhes.
Dessa forma, a colocação pronominal é dividida em: próclise, mesóclise e ênclise.
Sendo que a próclise é a colocação do pronome átono antes do verbo. Ex: Isso não se faz.
A mesóclise é no meio do verbo. Ex: Entregar-te-ei o relatório hoje.
E por fim, a ênclise é depois do verbo. Ex: Precisa-se de ajuda.
Abraços!
Resposta:
c)
Explicação:
A ênclise se justifica porque o verbo aparece depois da pausa, representada pela vírgula, e inicia um “grupo de força”, isto é, a retomada da fala após uma pausa. Na alternativa a, a próclise se deve à palavra negativa não. Em b, a ênclise da variante do pronome a justifica-se pelo verbo quantificar no infinitivo. Em d, o pronome está proclítico à locução verbal; em e, a ênclise marca início de período.