Respostas
Resposta:
Humanos - e outros organismos multicelulares complexos - têm sistemas de órgãos que trabalham juntos, realizando processos que nos mantêm vivos.
O corpo tem níveis de organização que se baseiam um no outro. Células constituem tecidos, tecidos constituem órgãos, e órgãos constituem sistemas de órgãos.
A função de um sistema depende da atividade integrada de seus órgãos. Por exemplo, os órgãos do sistema digestório cooperam para processar alimento.
A sobrevivência do organismo depende da atividade integrada de todos os sistemas de órgãos, geralmente coordenada pelos sistemas endócrino e nervoso.
Introdução
Se você fosse um organismo unicelular e vivesse num ambiente rico em nutrientes, permanecer vivo seria algo bastante simples. Por exemplo, se você fosse uma ameba vivendo em uma lagoa, você poderia absorver os nutrientes diretamente do seu meio ambiente. O oxigênio de que você precisaria poderia se difundir através da sua membrana celular, e o dióxido de carbono e outros restos poderiam se difundir para fora. Quando chegasse a hora de se reproduzir, você poderia simplesmente se dividir em dois!
Entretanto, você provavelmente não é uma ameba — dado que você está usando o Khan Academy agora — e as coisas não são tão simples para organismos grandes, multicelulares, como seres humanos. Seu complexo corpo tem mais de 30 trilhões de células, e a maioria dessas células não estão em contato direto com o ambiente externo.^1
1
start superscript, 1, end superscript Uma célula lá dentro do seu corpo — como por exemplo uma em seus ossos ou fígado — não consegue receber nutrientes ou oxigênio de que precisa diretamente do ambiente.
Como, então, o corpo nutre suas células e se mantém funcionando? Vamos olhar de perto como a organização de seu incrível corpo torna isto possível.
Explicação: