• Matéria: Português
  • Autor: heleniceeejady1234
  • Perguntado 6 anos atrás

que diferenças você observa na organização das frases entre o texto do estatuto e o de uma crônica ? (art. É a abreviatura de artigo)

Respostas

respondido por: nilidis
14

Olá, tudo bem?

    O exercício é sobre o genero textual do estatuto e da cronica

O gênero textual do estatuto

O gênero textual do estatuto é normativo, apresenta as leis de onde ele surgiu. Institui direitos e deveres e sobre a tutela de quem estão estes direitos e deveres. A escrita deve ser em norma padrão culta. É dividido em títulos, capítulos, seções, artigos que podem ser subdivididos em  incisos . A linguagem é objetiva e restrita, de difícil compreensão para a maioria dos leitores. Estabelece ,  além do mais, normas e regras.

O gênero textual crônica:

Linguagem simples, objetiva e texto curto. Geralmente retrata temas do dia a dia ou contemporâneos. Fica entre a literatura e o jornalismo, contudo sendo um pouco mais subjetivo do que este. Chama a atenção por seu tom irônico na maioria das vezes não traz grandes detalhamentos.

                     Estatuto x Crônica

São gêneros completamente opostos. Enquanto o estatuto é extremamente sério, a crônica é leve. Enquanto ele tem uma linguagem jurídica, a crônica utiliza linguagem simples e coloquial. O Estatuto segue padrão para sua confecção sendo que a crônica tem os textos rápidos e subjetivos.

Saiba mais sobre estatutos, acesse aqui : https://brainly.com.br/tarefa/18982149

Saiba mais sobre crônicas, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/9215000

Anexos:
Perguntas similares