Imaginemos que lavássemos as mãos com água e sabão numa pia. Em seguida pingássemos algumas gotas de uma determinada substância no interior da pia e observássemos uma coloração rosada. Estaríamos diante de uma transformação química ou física? Explique.
Respostas
Ao lavarmos as mãos com água e sabão numa pia estamos diante de uma transformação química.
A molécula de sabão é constituída de um sal de ácidos graxos, ou seja, é uma longa molécula formada por uma parte apolar (que apresenta aversão à água) e uma extremidade polar (que é solúvel na água).
A gordura, que é apolar interage com a parte apolar da molécula de sabão enquanto a água interage com a extremidade polar do sabão. Nessa interação são formados pequenos glóbulos, chamados de micelas, em que a gordura (parte apolar) fica no centro envolta pela água (parte polar).
Ao pingarmos algumas gotas de uma determinada substância no interior da pia e observarmos uma coloração rosada, isso indicaria que a mistura de sabão e água que está no interior da pia é uma solução básica, ou seja, o pH está acima de 7.
A solução pingada na pia foi a fenolftaleína, que em meio ácido (abaixo de 7) ou meio neutro (pH próximo de 7) é incolor, mas é rosada em meio básico, ou seja, com pH acima de 7.
Espero ter ajudado!