Quais eram as principais características da sociedade russa antes da Revolução e como essas características se transformaram após a Revolução?
Respostas
Resposta:
Para entender a Revolução Russa em seu contexto de época é preciso que se leve em conta as condições históricas vigentes na Rússia envolvida na I Guerra Mundial, que levaram à eclosão de um processo revolucionário naquele país.
O ano de 1917 começara, na Rússia, com o pipocar de manifestações, greves, atos de insubordinação militar que conduziram, muito rapidamente, à implosão da ditadura do tzar Nicolau II – uma velha monarquia – em menos de uma semana, em fevereiro.
Naquele ano de 1917, com a Rússia em plena guerra de rapina, ao lado de potências europeias, no mês de fevereiro [março no calendário ocidental], as mulheres saíram às ruas em passeata de luta e de protesto; foi o estopim para que um incêndio social se multiplicasse no campo e nas cidades. Como parte desse processo de rebelião urbana e também rural contra o poder do imperador (tzar), formaram-se por toda a Rússia, a partir dali, assembleias de trabalhadores, soldados e camponeses que tomaram a forma organizada de sovietes (palavra russa para conselhos), isto é, organismos democráticos de representantes dos trabalhadores e soldados eleitos pela base, nas fábricas, unidades produtivas e batalhões.
A Rússia estava envolvida até o pescoço, na carnificina mundial que já durava mais de três anos.
Ela era, de longe o país mais devastado pela I Guerra: suas contradições sociais, seu impasses históricos eram mais agudos. As baixas de guerra, que se contavam aos milhões, eram as mais elevadas, e as deserções começavam a ocorrer em massa.
Na Rússia havia – ao contrário de outros países em guerra – um partido revolucionário, inserido na classe trabalhadora, contrário à guerra, a favor da imediata entrega de terras aos camponeses e, a partir da chegada de Lenin, em abril, a favor do “todo poder aos sovietes” e com estratégia e projeto para vencer; este foi o elemento que fez toda a diferença nos marcos daquela irrupção revolucionária de massas. Passa por aí a discussão sobre a Revolução de Outubro, e não pela explicação reducionista de certos autores que só querem levar em conta o atraso, a indigência nacional e a fraqueza política do imperador antes, ou do governo liberal de Kerenski depois
Às vésperas da Revolução de 1789, a sociedade russa era mais desigual que a francesa, e a aristocracia fundiária tinha uma vantagem absoluta sobre a burguesia fraca e as massas camponesas marginalizadas. Do ponto de vista industrial, o atraso é significativo em relação aos países europeus. No início do século 20, a agricultura ainda era a base da economia russa.
A revolução russa
Os grandes latifundiários (latifundiários) exploravam o trabalho dos camponeses, que viviam na pobreza, fome e miséria. A partir deste evento, conhecido como Revolução de Outubro ou Revolução Bolchevique, o sistema econômico russo começou a mudar. As terras da Igreja, a nobreza e a burguesia foram expropriadas e concedidas ao campesinato, a indústria passou a ser controlada pelos trabalhadores e os bancos foram nacionalizados.
Leia mais sobre a revolução russa em: https://brainly.com.br/tarefa/9266882
#SPJ2