Respostas
Explicação:
Vantagens
A vantagem desse sistema está justamente na liberdade das empresas decidirem suas diretrizes e seu funcionamento. Ter essa independência é excelente para o empreendedor, que pode decidir o quanto produz, o quanto dispõe a vender e, assim, faturar mais.
Ainda, são as empresas que decidem quais serão seus produtos ou serviços, baseando-se na lei da oferta e demanda e nas necessidades do mercado, estimulando a inovação e a criatividade. Como segue os princípios do liberalismo, a intervenção Estatal é pequena, mas não se pode esquecer que ele atua como fiscal da lei.
Desvantagens
O sistema contribui para o aumento das desigualdades e também para a precarização do trabalho. Isso porque é justamente nesse sistema que ocorre a terceirização – que é quando empresas contratam outras empresas para prestar outros tipos de serviços, como os de limpeza, segurança ou produção de algum produto.
Na prática, diversas empresas que prestam esses tipos de serviços terceirizados acabam priorizando apenas o lucro, estabelecendo metas inatingíveis e condições ruins de trabalho.
Outro problema diz respeito à formação de cartéis. O sistema de economia de mercado facilita muito isso. Os cartéis ocorrem quando empresas concorrentes se juntam para ajustar para cima o preço de suas mercadorias visando aumentar a margem de lucro. Isso vai contra a livre concorrência e acaba com as disputas de mercado.
O último problema que pode ser mencionado são os trustes, que são a união entre duas ou mais empresas, autoridades em um ramo, para exercer o domínio total nesta área.
Isso prejudica as pequenas empresas a entrarem no mercado e exercer concorrência. Por isso, essa prática não é uma das mais agradáveis, apesar de ocorrer com frequência.