Respostas
Resposta:
Em tempos de transformação digital e indústria 4.0, a robótica industrial é uma área promissora e com alto potencial para empregabilidade. Profissionais que se especializam na área conseguem se destacar ao atuarem diretamente com a automação de tarefas — como pode ser visto na indústria automotiva e em outras linhas de montagem.
Com a crescente substituição do homem pela máquina em tarefas extenuantes e repetitivas, a robótica industrial é um ótimo campo para se estudar. Aliás, uma pesquisa da Associação Brasileira de Automação indica que, no Brasil, a automação cresceu 8% entre 2017 e 2018.
Confira neste conteúdo tudo sobre a profissão de robotista e saiba quais cursos podem ajudar você a adquirir as competências necessárias para trabalhar na área!O que é a robótica industrial?
O uso de robôs para desempenhar tarefas no chão de fábrica é chamado de robótica industrial, que representa uma importante carreira em tecnologia. É dessa forma que as empresas vêm conseguindo aplicar a automação estrategicamente. Como um reflexo da evolução tecnológica, a indústria consegue otimizar processos, reduzir desperdícios e riscos de falha, além de estruturar o funcionamento ininterrupto com muito mais facilidade.
Entre as facilitadas da robótica industrial estão:
a capacidade de manipular produtos de forma rápida;
a delicadeza para realizar ações como pegar ou mover.Por isso, os robôs industriais podem ser utilizados para mover grandes peças de lugar, realizar a inspeção de produtos, testar processos, encaixotar grandes quantidades de itens, assim como etiquetar e embalar. Todos os processos podem ser finalizados com alta velocidade, precisão e continuidade.
Atualmente, existem vários tipos de robôs que atuam com manufatura. Um bom exemplo são aqueles programados para repetir sistematicamente algumas ações enquanto estiverem ligados e que podem ser gerenciados de acordo com as necessidades das indústrias.
A Inteligência Artificial impacta a robótica indust
Explicação: