Respostas
Você esqueceu de colocar o texto, que segue abaixo:
Obra: O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro. São Paulo, Cia das Letras, 1995
O ponto de vista dos indígenas:
“Os índios perceberam a chegada do europeu como um acontecimento espantoso, só assimilável em sua visão mítica do mundo. Seriam gente do seu deus sol, o criador – Maíra - , que vinha milagrosamente sobre as ondas do mar grosso. Não havia como interpretar seus desígnios, tanto podiam ser ferozes como pacíficos, espoliadores ou dadadores. Provavelmente seriam pessoas generosas, achavam os índios. Mesmo porque, no seu mundo, mais belo era dar do que receber”.
O ponto de vista dos europeus:
Para os que chegavam, o mundo em que entravam era a arena dos seus ganhos, em ouros e glórias (...) tudo lhes era concedido, sua ação de além do mar, por mais abjeta e brutal que chegasse a ser, estava permitido pelo papa e pelo rei. Abre-se com esse encontro um tempo novo, em que nenhuma inocência abrandaria sequer a sanha com que os invasores se lançavam sobre o gentio, prontos a subjugá-los pela honra de Deus e pela prosperidade cristã.”
O texto de Darcy Ribeiro trata sobre a visão do índio e a visão do europeu no contexto da colonização.
Podemos perceber o conceito que os índios tinham de Deus que eram um ser fisicamente diferente deles que viriam de forma positiva para suas vidas.
Já nos europeus percebe-se como eles se julgavam superiores aos índios na medida em que queriam subjuga-los para explorar a terra que para eles eram uma fonte de riquezas.
espero ter ajudado!