É de extrema importância que o profissional especializado tenha conhecimento minucioso da anatomia interna dos dentes para que possa ter maior sucesso em seus procedimentos, pois não são raras as vezes em que se fazem perfurações durante a preparação de acesso, que podem levar até a perda do dente.
Sobre as características anatômicas, assinale a alternativa correta:
a. O incisivo central inferior é o menor dente da cavidade bucal, mas possui uma cavidade pulpar muito grande no sentido vestibulolingual, já no sentido mesiodistal o dente apresenta-se muito estreito.
b. O incisivo lateral inferior é o dente com mais variações anatômicas, podem apresentar microdontia, dens invaginatus, fusão, curvas acentuadas e com essas alterações o cirurgião dentista pode provocar perfurações, desvios.
c. Uma das complicações anatômicas encontradas no canino superior é a presença de convexidade das paredes laterais. Ao realizar a abertura coronária deve-se remover essa convexidade, por meio de desgaste compensatório e forma de conveniência.
d. Os primeiros molares superiores são os dentes com maior dimensão no sentido vestibulolingual e com maior comprimento, seu tamanho é aproximadamente 26,4 mm. Sua câmara pulpar apresentará forma de contorno forma ovóide e achatamento no sentido mesiodistal.
e. É importante analisar variações anatômicas do dentes , pois irão nortear o tratamento endodôntico. Em caso de reabsorções, o tratamento endodôntico torna-se fácil de tratar, pois há menor espaço para realizar as etapas de intrumentação, obturação.
Respostas
A alternativa correta é a b. O incisivo lateral inferior é o dente com mais variações anatômicas, podem apresentar microdontia, dens invaginatus, fusão, curvas acentuadas e com essas alterações o cirurgião dentista pode provocar perfurações, desvios.
O incisivo central inferior é de identificação do tipo que se apresenta enquanto uma raiz pequena, porém se relaciona quanto ao número especifica de certos canais em relação a situação de modo diferente. Nesse sentindo o achatamento no sentido mesio-distal da raiz se deve ao poder de pronunciamento.
O incisivo lateral inferior é um dente que se localiza de modo inserido por meio do osso de mandibular com variações anatômicas que devem apresentar certas microdontias.
Espero ter ajudado.
Resposta:
O incisivo central inferior é o menor dente da cavidade bucal, mas possui uma cavidade pulpar muito grande no sentido vestibulolingual, já no sentido mesiodistal o dente apresenta-se muito estreito.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.