• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: ValdineiAmaro
  • Perguntado 7 anos atrás

O Elo de Corrente Contínua tornou-se necessário porque a energia produzida no setor de 50 Hz de Itaipu não pode se integrar diretamente ao sistema brasileiro, onde a frequência é 60 Hz. A energia produzida em 50 Hz em corrente alternada é convertida para corrente contínua e escoada até Ibiúna (SP), onde é convertida novamente para corrente alternada, mas agora em 60 Hz.

O sistema de transmissão é formado por duas linhas de ±600 kV, com extensão de aproximadamente 810 km, entre as subestações de Foz do Iguaçu (PR) e Ibiuna (SP). A conversão CA/CC é feita através de oito conversores em cada subestação, a cada dois formando um polo, que compõem os dois bipolos em ±600 kV, sendo transmissão realizada através de quatro linhas, uma em cada polo. Esse sistema começou a operar em 1984 [...]“, conforme pode ser visto pela figura-1 a seguir:



Figura-1 | Sistema de Corrente Contínua – Furnas

Sistema HVDC Itaipu


Com base nas configurações dos sistemas HVDC assinale a alternativa que representa um sistema bipolar como o utilizado no sistema de transmissão entre a SE Foz do Iguaçu e a SE Ibiúna:

Respostas

respondido por: PHZeraaa
3

Resposta:

a.  Bipolar

Explicação:


paulocorsetti: CORRETO!
ValdineiAmaro: Correto!
Obrigado!
Perguntas similares