• Matéria: Sociologia
  • Autor: vinimotoso11
  • Perguntado 7 anos atrás

1.Desenvolva a concepção de trabalho na sociedade Sanumá, apontando uma diferença significativa em relação à nossa, tomando por base uma atividade econômica típica como a caçada, conforme descrição a seguir.

"Alguns dias depois que nasce uma criança fisicamente normal e em condições sociais também normais, o pai vai caçar. O animal que ele matar será o epônimo da criança, isto é, esta será chamada pelo nome dado à espécie da caça morta. Em outras palavras, o pai sai a caçar, literalmente, o nome de seu filho (ou filha) recém-nascido. Essa caçada se reveste de grandes cuidados, pois é misticamente sobrecarregada de perigos, em parte porque a criança receberá do animal, além do nome, também um certo espírito que se instala em seu corpo. O pai deve, pois, evitar ao máximo manusear o animal abatido; carrega-o para a aldeia pendurado em cipó e passa-o imediatamente para os seus afins, ou seja, os parentes consanguíneos de sua mulher. Nem ele nem ela podem comer a carne, sob pena de porem em risco a vida da criança. São esses afins do caçador que irão consumir a carne e dar o veredito: se a carne for de boa qualidade, a criança viverá; senão, morrerá."

Respostas

respondido por: Matheusieti
5

Partindo de uma perspectiva biológica e geográfica, o ser humano consciente e em perfeito estado de saúde mental, tem como base de sua estrutura, a capacidade de pensar e o livre arbítrio de escolher, o que o ressalta como o líder no topo da cadeia alimentar.

Os animais por não terem consciência como o homem pensante, possui diferença no que tange a inclusão como membro de sociedade, porém, assim como os homens, eles se desenvolvem a partir de grupos, tendo todo um sistema de vivência em coletivo.

Por fim, os homens constroem seus próprios valores, costumes, crenças, linguagens e culturas.

Perguntas similares