(IFPE) Nos organismos vivos, a degradação do ATP em ADP + P libera a energia necessária ao trabalho celular. A produção de ATP exige energia, que em geral é proveniente da degradação da glicose em processos complexos como a respiração celular. Sobre esses fenômenos biológicos, foram feitas as seguintes proposições:
I. Nos organismos de respiração aeróbica, a degradação da glicose libera mais energia para a produção de ATP do que naqueles de respiração anaeróbica, ou que o faz por fermentação. Isso se explica pelo fato de, no primeiro caso, a glicose ser totalmente degradada a dióxido de carbono e água.
II. As reações químicas que levam à produção de ATP a partir de ADP + P na respiração celular necessitam da ação de proteínas com poder catalítico.
III. Os organismos autótrofos utilizam apenas a energia luminosa para a produção de ATP a partir de ADP + P.
IV. Somente os organismos heterótrofos é que se utilizam da energia liberada da conversão de ATP em ADP + P para a realização do trabalho celular.
V. O pouco aproveitamento energético na fermentação ou na respiração anaeróbica para a produção de ATP se deve ao fato de, nesses casos, resultarem moléculas ainda muito energéticas após a degradação da glicose.
Estão corretas apenas as assertivas
a) I, II e V.
b) I, II e IV.
c) II, III e V.
d) II, III e IV.
e) I, II e III.
Respostas
respondido por:
49
A resposta e a Letra (A)
I, II, V *
respondido por:
11
Resposta:
A) I, II e V
Explicação:
I. (V)
II. (V)
III. (F) Os organismos autótrofos utilizam energia luminosa (fotossintetizantes) ou química (quimiossintetizantes) para a síntese de carboidratos, que são moléculas energéticas.
IV. (F) A maioria dos organismos autótrofos também realiza a respiração celular para a obtenção de energia, que tem como resultado a síntese de moléculas de ATP.
V. (V)
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás