Respostas
Resposta:
Explicação: Se você nunca ouviu o termo equimose, pelo menos já deve ter tido manchas roxas no corpo antes. Nada mais do que uma infiltração de sangue na malha de tecidos do organismo, devido à ruptura de capilares, a equimose geralmente está relacionada a traumas. Algumas vezes, no entanto, pode ser decorrente de distúrbios de coagulação ou de efeitos colaterais de alguns medicamentos. A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele.
Hemotórax é o derrame e presença de sangue na cavidade pleural. É comumente o resultado de feridas penetrantes. Também pode resultar de qualquer trauma brusco que rompa a vasculatura.
O acúmulo sanguíneo inicial dentro da cavidade pleural é o sangramento advindo do parênquima pulmonar. É normalmente de natureza lenta, devido à baixa pressão pulmonar. Um hemotórax maciço, com rápido acúmulo de sangue, é usualmente devido a lesões no arco aórtico, hilo pulmonar, artérias mamárias internas ou artérias intercostais. Com a presença de grande quantidade de sangue no peito, um hemotórax pode notavelmente reduzir a capacidade vital do pulmão e resultar em choque hipovolêmico. Um hemotórax é comumente associado a um pneumotórax e pode resultar em acidose metabólica e respiratória via diminuição do débito cardíaco e hipóxia, respectivamente.
O termo hematêmese é normalmente indicativo de alterações gastrointestinais e corresponde ao termo científico para vômito com sangue, que pode acontecer devido a situações pouco graves como por exemplo devido ao sangramento nasal ou irritação do esôfago. No entanto, no caso do vômito com sangue não passar ou estar associada com outros sintomas, pode ser indicativo de problemas mais graves, como cirrose ou câncer de esôfago, por exemplo.
Hematúria é a perda de sangue pela urina . Normalmente há a presença de algum sangue na urina , mas em muito pequena quantidade. Diz-se que há hematúria quando se constata a presença de cinco ou mais hemácias por campo da análise microscópica do sedimento urinário, confirmada em pelo menos duas amostras de urina .