Em 1960, o cientista alemão Uwe Hiller sugeriu que a habilidade das lagartixas de caminhar nas paredes e no teto era por conta de forças de atração e repulsão entre moléculas das patas da lagartixa e as “moléculas” da parede, as chamadas forças de Van der Waals. Esta hipótese foi confirmada em 2002 por uma equipe de pesquisadores de Universidades da Califórnia. Sobre as Forças de Van der Waals, assinale a afirmação verdadeira:
a) Estão presentes nas ligações intermoleculares de sólidos, líquidos e gases.
b) Só estão presentes nas ligações de hidrogênio.
c) Também estão presentes em algumas ligações interatômicas.
d) São forças fracamente atrativas presentes em algumas substâncias como o neônio, o cloro e o bromo.
- Queria que alguém me explicasse o porquê da A estar errada. Obrigada!
Respostas
Resposta:Na questão fica evidente que o composto é molecular e, portanto, faz ligações covalentes. Nesse caso, o errado da letra A é "gases", pois a formação deles é justamente pelo rompimento das forças intermoleculares. Exemplo, água no estado sólido tem muitas ligações de hidrogênio, por isso a fase sólida as moléculas estão tão juntas, já na fase líquida a água está com as moléculas mais distantes por conta da quebra de ligações de hidrogênio e na fase gasosa as moléculas estão completamente afastadas, isso significa que todas as pontes de hidrogênio, que é um tipo de força intermolecucar, foram quebradas.
O que se muda de um estado físico ao outro, nesse caso, não é a quebra das ligações covalentes e sim o rompimento de forças intermoleculares, como no exemplo da água.
Explicação:
Resposta:
: Obviamente, o composto é molecular, por isso pode formar uma ligação covalente. Nesse caso, a letra A é erroneamente "gás" porque são formados devido à ruptura das forças intermoleculares. Por exemplo, a água sólida tem muitas ligações de hidrogênio, então a fase sólida nas moléculas é muito firme. Na fase líquida, devido à decomposição das ligações de hidrogênio, as moléculas na água estão mais distantes, enquanto na fase gasosa , as moléculas estão completamente separadas, o que significa que todas as ligações de hidrogênio (um tipo de força intermolecular) foram quebradas.
Nesse caso, a mudança de um estado físico para outro não é quebrar a ligação covalente, mas quebrar a força intermolecular, como no caso da água.
Explicação: