A cosmologia medieval, isto é, o modo como o pensamento dos intelectuais medievais concebia a organização do universo (cosmos), apresentava uma estrutura harmônica, que ia desde as esferas celestes até a superfície terrestre – ou mundo sublunar. Essa cosmologia, evidentemente, apoiava- se nas doutrinas cristãs. Entretanto, ela também se fundamentava no pensamento filosófico, sobretudo o de:
a) Aristófanes
b) Eurípedes
c) Heráclito
d) Aristóteles
e) Hípias
Respostas
Os cosmos para Aristóteles eram esferas vastas e finitas com a terra no centro e limitada pelas esferas fixas, que eram também a fonte original de todos os movimentos do universo.
A alternativa D está correta.
Aristóteles define o conhecimento como parte da busca pela lógica. Essa perspectiva parte do pressuposto que todo indivíduo sempre coloca em prática aquilo que sabe, além de afirmar aquilo que não sabem, porém, sua evolução permite que ele aprenda aquilo que não sabe.
Aristóteles também divaga sobre o princípio da não contradição, e afirma que uma proposição não pode, ao mesmo tempo, ser falsa e verdadeira.
Por fim, além dos princípios utilizados na metafísica de Aristóteles, existem quatro causas fundamentais que também são condições necessárias para que as coisas existam. Sendo elas:
- Causa material;
- Causa formal;
- Causa eficiente;
- Causa final.