• Matéria: Geografia
  • Autor: diaslfernanda1544
  • Perguntado 7 anos atrás

No Brasil existem rochas metamórficas e magmáticas? Em quais locais?
Por favor me ajudem

Respostas

respondido por: gerlinealmeida21
0

Sim

Ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

De acordo com a origem e o processo de formação das rochas magmáticas, elas são classificadas de duas maneiras:

Rochas Magmáticas Intrusivas: também chamadas de "rochas plutônicas ou abissais", esse tipo de rocha ígnea é formado no interior da crosta terrestre e seu processo de formação é mais lento. Possuem uma textura fanerítica na qual se notam os cristais de cada mineral que a compõe.

Rochas Magmáticas Extrusivas: também chamadas de "rochas vulcânicas ou efusivas", esse tipo de rocha ígnea é formado na crosta terrestre. Possuem uma textura vítrea, posto que o esfriamento do magma ocorre de maneira rápida. De tal modo, nesse tipo de rocha magmática, os minerais se fundem rapidamente, o que impossibilita visualizar cada cristal que a compõe.

Segundo a quantidade de silício (Si) presente na rocha magmática, elas são classificadas de três maneiras:

Rocha Magmática Ácida: concentração de silício superior a 65%

Rocha Magmática Básica: concentração de silício entre 52 a 65%

Rocha Magmática Neutra: concentração de silício entre 45 a 52%

Entenda mais sobre o Ciclo das Rochas.

Exemplos de Rochas Magmáticas

Por serem rochas de alta resistência, elas são utilizadas na pavimentação e em diversas construções.

Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).

As mais antigas rochas são as do tipo ígneas e metamórficas, que surgiram respectivamente na era Pré-Cambriana e Paleozoica. Essas rochas são denominadas de cristalinas, por causa da cristalização dos minerais que as formaram.

Os principais exemplos de rochas metamórficas são:

Gnaisse: é uma rocha metamórfica muito utilizada na construção civil e na pavimentação. Ela é originada a partir do granito. O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é uma formação rochosa em gnaisse.

Ardósia: formada a partir do xisto, que é também uma rocha metamórfica, a ardósia é outra rocha muito utilizada na construção civil. É comum nos pisos em bordas de piscinas, em fachadas e muros.

Mármore: tipo de rocha metamórfica originada do calcário exposto à alta temperatura e pressão. É muito utilizado na produção de pias, bancadas, fachadas, pisos e na construção em várias aplicações.

Perguntas similares