Respostas
Resposta:
A Turquia não está no top 20 de países que mais consomem café no mundo. Aliás, passam longe disso. Eles também não estão entre os maiores produtores do grão, grande parte do café consumido no país sai da América Latina. Porém, quando se fala em história e tradição cafeeira, não há dúvidas de que os turcos estão entre os primeiros lugares.
Conta a história que o café foi “descoberto” na Etiópia, levado para o Iêmen e de lá era distribuído para o mundo. A Turquia logo foi tomada por diversas casas de café e o chamado “Café Turco” é um dos métodos de preparo mais antigos no mundo.
Só para vocês terem uma ideia da importância cultural do café, em 1475 foi criada uma lei no país que permitia à mulher pedir o divórcio caso o marido não lhe desse uma quantidade diária de café. Dá para imaginar?
Outro fato curioso aconteceu entre os séculos 15 e 16. Naquela época, o café já era uma boa desculpa para as pessoas se reunirem e jogarem conversa fora. Fosse em suas residências, casas especializadas ou mesmo praça pública. Era um momento para apreciar a bebida e conversar.
Espero ter ajudado ...