• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ME2018
  • Perguntado 7 anos atrás

Tome como exemplo os enunciados abaixo:

(1) Ele ainda não desistiu de você?!
(2) Nas duas décadas anteriores, 49,8% dos alunos repetiram o ano na rede de ensino no Brasil. Os dados se tornam ainda maisgraves, quando se constata que apenas 15% dos jovens, entre 15 e 19 anos, estavam matriculados no Ensino Médio.
(3) Acusa-se violentamente o pardal, pássaro estrangeiro, por ser granívero (comedor de grãos) e, portanto, destruidor de lavouras. Ressalta-se ainda o fato de ele afugentar os úteis pássaros nativos, como o tico-tico, o corruíra , os anu, os bem-te-vi e as tesouras.
(4) Ressalta-se o fato de ele ainda afugentar os úteis pássaros nativos, como o tico-tico, o corruíra , os anu, os bem-te-vi e as tesouras.

Operadores argumentativos são palavras que possibilitam modificações no interior da frase, de forma a influenciar o leitor para que este chegue a conclusões que o autor do texto deseja. Mas essas palavras também podem revelar o quanto de subjetividade há no texto do outro. Nesse caso, elas deixam entrever a opinião do interlocutor, a sua posição frente a algum fato. E muitas vezes isso ocorre à sua revelia.

Tendo isso como ponto de partida, pode-se apontar como os operadores argumentativos utilizados em cada enunciado traduzem as seguintes ideias:

duração – ênfase – atenção – atenção.

duração – ênfase – atenção – organização.

organização – resgate – ênfase – extensão.

espaço – duração – atenção – ênfase.

ênfase – atenção – duração – atenção.

Respostas

respondido por: heloinass1970
5

Resposta:

gente alguém tem essa resposta para essa pergunta?por favor alguem me ajude aí

respondido por: brunaolcinquini
2

Resposta:

duração - énfase – atenção – organização.

Explicação:

Perguntas similares