(UFPE)Renato (iii.1), cuja avó materna e avô paterno eram albinos, preocupado com a possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo aseus filhos, deseja saber qual a probabilidade de ele não ser portatdor deste alelo.Assinale a alterativa que corresponde ao questionamento de Renato.
a)0
b)1/4
c)3/4
d)1/3
e)1
Respostas
aa A_ A_ aa
Mãe Pai
Aa Aa (Como não diz que os pais são albinos, eles serão heterozig.)
Cruzamento:
Mãe/Pai A a
A AA Aa
a Aa aa (Como não cita que Renato é albino, ele é ou AA, ou Aa)
A probabilidade de ele NÃO ser portador desse alelo é de 1/3.
Deve-se lembrar que o questionamento é quanto à ausência do alelo aa, SEM LEVAR EM CONTA a possibilidade de ele ser albino, então, exclui-se aquele quadrinho das probabilidades.
Letra D.
Att, bons estudos.
A alternativa que responde o questionamento do Renato sobre a possibilidade de transmitir albinismo é a letra D ()
Com as informações obtidas pelo enunciado, o que podemos inferir, é que com certeza os pais do Renato são portadores do gene para esse distúrbio genético.
Como sua avó materna e avô paterno são albinos, seus pais, necessariamente, herdaram o gene para albinismo. Logo os pais do Renato apresentaram genes:
- Pai: Aa;
- Mãe: Aa
Onde:
A: Gene normal
a: Gene recessivo portador de albinismo
Para sabermos a probabilidade de Renato ser portador do gene para albinismos, devemos realizar o cruzamento dos genes, vejamos:
Como Renato não manifesta o albinismo, descartamos a hipótese de apresentar genes aa, logo a chance dele não ser portador é de .
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/5488827