Respostas
Resposta:
A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu no sul do Brasil, logo após a Proclamação da República. Instada pela crise política gerada pelos federalistas, grupo opositor que pretendia libertar o Rio Grande do Sul da governança de Júlio de Castilhos, então presidente do Estado, conquistar maior autonomia e descentralizar o poder da então recém proclamada República.
A revolução federalista foi um conflito que ocorreu na Região sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná,) do Brasil, durante a República das Espadas, o objetivo do conflito era conquistar uma maior autonomia e descentralizar o poder do presidente da República.
Revolução Federalista:
O conflito ocorreu entre dois grupos: os federalistas (Maragatos) e os republicanos (Pica-paus).
Os federalistas estavam insatisfeitos com a ascensão de Floriano Peixoto à presidência da República, depois da renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca, além de serem contrários ao sistema presidencial vigente que mantinha o poder centralizado dando pouca autonomia para os Estados.
Por isso, reivindicavam a deposição de Júlio Castilho (Presidente do Estado) e a adoção de um governo federalista, o grupo foi liderado por Gaspar da Silveira Martins e Gumercindo Saraiva.
Os republicanos acreditavam que o melhor para o Brasil seria a consolidação do sistema republicano, nos moldes do que foi instalado após a queda da monarquia em 1889, acreditavam que a centralização do poder era fundamental para a modernização do país.
Os republicanos adotaram o positivismo como lema e tinha como principal líder o presidente do Estado, Júlio de Castilho.
Causas do Conflito:
- Descentralização do poder da República Velha
- Criação de um sistema Federal e Parlamentar
- Destituir o então presidente do Estado (cargo equivalente ao governador); Júlio de Castilhos.
Desfecho do conflito:
A guerra se inicia após a tentativa dos federalistas em tomar a cidade de Bagé (RS), o conflito durou por pouco mais de 2 anos e só terminou com um acordo de paz assinado durante o governo do presidente Prudente de Moraes na cidade de Pelotas (RS) que reconhece a derrota dos federalistas e concede anistia para todos os envolvidos.
Leia mais sobre Revolução Federalista em: https://brainly.com.br/tarefa/15390740