• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

Verdadeiros fundadores da filosofia, os pensadores “pré-socráticos” inauguraram, a partir do século VI a. C., uma nova atitude mental ante a realidade material, substituindo progressivamente as elaborações de cunho mitológico por especulações de caráter científico-filosófico. A propósito desse importante momento da história da filosofia, são feitas as seguintes afirmações: I. Segundo a tradição, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a tratar a questão da origem e transformação de todas as coisas. Para ele, “a água era o princípio de tudo”. II. Atribui-se a Pitágoras de Samos (e a seus seguidores) a ideia de que “todas as coisas são como os números”, ou seja, de que todo o mundo – inclusive a alma – se forma segundo uma estrutura harmônica / numérica. III. Os atomistas (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera) afirmavam ser toda a matéria formada por átomos, ou seja, “partículas minúsculas, eternas e indivisíveis”, que, em movimento, se chocavam entre si, provocando, assim, o nascimento, a mudança e aniquilamento de todas as coisas.Assinale: *

Se apenas I e III é correta.
Se I, II e III são corretas.
Se apenas II é correta.
Se apenas III é correta.
Se apenas I e II são corretas.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
55

I é verdadeira, tendo Tales representado a quebra com o paradigma do mito, sendo o primeiro pensador (de que temos notícia) que teria questionado este modelo dogmático como boa explicação da natureza, propondo em seu lugar a reflexão crítica.

II é verdadeira, sendo também Pitágoras considerado o responsável por ter criado o termo "filósofo", ou amante da sabedoria.

III é verdadeira, com estes dois pensadores sendo os "pais" de uma ideia (o átomo) que, séculos depois, foi reinterpretada pelos cientistas para explicar o funcionamento do mundo.

Perguntas similares