QUESTÃO 3
A empresa “Farma” está passando por um processo de transformação e automação de sua produção. Nesse sentido, o diretor da empresa chamou o gestor da produção para uma conversa e explicou que ele precisava negociar com seus funcionários novos processos de automação, que implicaria alteração na forma como eles trabalhavam, significando também acúmulo de funções em algumas etapas.
Elaborado pelo professor, 2020.
Com base no contexto e nos tipos de negociação que podem ser realizadas, analise as asserções a seguir:
I. Ao chamar os funcionários para uma conversa, a negociação durou um pouco mais de uma hora, onde o gestor explicou aos funcionários a mudança que ocorreria e percebeu que o clima estava tenso, houve várias reclamações e sentimento de insatisfação, mostrando uma certa competitividade entre os funcionários que concordavam e os que não concordavam com a proposta.
PORQUE
II. No caso apresentado, observamos uma negociação ganha-ganha, em que ambos os lados do processo buscavam seus próprios interesses e queriam “ganhar” da outra parte envolvida, para que seus interesses fossem estabelecidos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta: Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação: Conforme página 178 e 179 do livro.
Negociação ganha-perde
Esse modelo é o mais comum e utilizado por negociadores das mais diversas áreas. Nesse formato, as negociações tendem a ser “tensas”, pois há um clima de medição de forças entre as partes, no qual quem cede mais pode ser considerado o mais fraco. Na negociação ganha-perde, só é possível chegar a uma acordo final quando alguma concessão é feita. Normalmente esse processo é tido como redutivo, pois uma parte está “armada” para não abrir a guarda para o outro lado. Ambos os lados ficam contestando a oferta do outro.
Negociação ganha-ganha
Por si só, no modelo de negociação ganha-ganha, o acordo final é basicamente cooperativo, no qual ambos os negociadores sairão satisfeitos com os resultados.