• Matéria: Português
  • Autor: dnataly
  • Perguntado 7 anos atrás

Conteúdo do exercício

Olá,

Chegamos à Avaliação On-Line 6, denominada Atividade Contextualizada!



Espero que você aproveite cada informação disponibilizada em nosso material didático e não esqueça de que a Tutoria também pode auxiliar você na avaliação. Caso tenha dúvida, procure-a no Fale com o Tutor!



Lembre-se: sua opinião precisa ser baseada e justificada, respaldando cientificamente seu conhecimento e pensamento, pois não serão aceitas cópias de trechos e/ou postagens sem as devidas referências.



Então, vamos lá?



Competência linguística: o que é isso?

Competência linguística é um termo que denomina a capacidade do usuário da língua de produzir e entender um número infinito de sequências linguísticas significativas, que são denominadas sentenças, frases ou enunciados, a partir de um número finito de regras e estruturas. Segundo alguns, é o conjunto de normas ou regras que temos em nossa mente (internalizadas, portanto) que nos permite emitir e receber frases, e julgar se elas são ou não bem formadas ou se podem ou não ser consideradas como frases que pertencem à língua.

(...)

Em certa medida, essa competência pode ser vista como derivada da gramática da língua internalizada pelo falante. Esse conceito foi proposto por uma abordagem formal da língua, uma teoria chamada gramática gerativa, e se aplica ao ensino ao sugerirmos que nosso ensino de gramática deve ser voltado para uma possível ampliação dessa competência linguística, um dos requisitos para produzirmos textos em nossa língua, ao lado de outras competências, como a textual, a comunicativa e a discursiva.

(...)

Acredita-se que se pode ampliar a competência linguística dos alunos, possibilitando a eles a interação com gêneros textuais diversos, de modo a lhes permitir o conhecimento de novos signos e suas possíveis formas, sua possibilidade de combinação e suas possibilidades de sentido em diferentes textos e contextos.



TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot
A partir da leitura e reflexão acerca das ideias constantes no texto acima, pesquise um pouco mais sobre competência linguística, argumento da competência linguística e adequação linguística para responder ao que se pede.



Ser competente linguisticamente é não cometer erro gramatical ou estar com a linguagem adequada às circunstâncias? Justifique.
O que vem a ser o argumento da competência linguística?
No meio acadêmico e no mercado de trabalho, qual a importância do argumento da competência linguística?
Quais ações podem ser tomadas no âmbito pessoal para se tornar um universitário e um profissional mais competente linguisticamente?

Respostas

respondido por: brendaisis
69

1. Ser competente linguisticamente compreende a adequação a diferentes momentos e ocasiões, sabendo que é preciso adequar cada vocabulário à realidade que é vivida.

2. A competência linguística entretanto é fundamental diante do meio acadêmico e da realidade vivida no ambiente de trabalho, porque são meios que necessitam de maior seriedade e abordagem de temáticas mais sérias e formais.

3. Um indivíduo que deseja alcançar a competência linguística deve apresentar compreensão das variantes linguísticas.

respondido por: catherinepnhr
3

Ser competente linguisticamente, seguindo os conceitos da gramática gerativa citada no texto, é saber que existem diversas situações diferentes as quais devemos acompanhar adequando nosso vocabulário e modo de falar.

Algumas situações exigirão um vocabulário mais variado, complexo, sério. Outras, exigirão um vocabulário mais simples, de fácil compreensão. A competência entra no saber identificar essas situações e se adequar a elas.

Portanto, a resposta para a pergunta número 1 é "Estar com a linguagem adequada às circunstâncias." E deve ser justificada com a explicação acima.

O argumento da competência linguística é o de que usar um vocabulário mais técnico, bem como a linguagem culta para fundamentar um ponto de vista pode ser necessário para passar segurança ao público, bem como uma imagem de seriedade. O que é necessário em algumas situações como discurso acadêmico, científico ou político, por exemplo. Mas deve-se sempre ter preocupação e consideração pelo público para o qual se está falando, o público deve entender o que está sendo apresentado.

No meio acadêmico e no mercado de trabalho a competência linguística é importante, pois são ambientes mais sérios nos quais as pessoas são constantemente avaliadas. Além disso, nesse meio as pessoas possuem bastantes deveres e responsabilidades e a competência linguística é uma forma de se mostrar seguro e capaz de executar o que lhe é solicitado.

Para se tornar um profissional mais competente linguisticamente, é necessário além do estudo, atenção ao meio. Atenção para as pessoas com as quais se convive e conversa. É necessário sempre ter em mente que não importa o quão importante seja o que você tem a dizer, isso só será proveitoso se você conseguir se fazer entender. Então, devemos sempre observar e adequar o nosso discurso de acordo com o meio em que estamos inseridos. A língua é completamente flexível, com estudo, atenção e paciência, podemos nos adequar a qualquer situação.

Espero ter ajudado!

Leia mais sobre competência linguística em:

https://brainly.com.br/tarefa/26218507

Anexos:
Perguntas similares